Cultura
‘Cafuné’, com a Tempo de Brincar é atração no Sesc Sorocaba
O espetáculo teatral “Cafuné”, apresentado pela Cia. Tempo de Brincar será exibido amanhã (18) pelo Sesc Sorocaba, às 15h. A peça mistura dança, artes visuais, música e performances, onde cenas inspiradas em folguedos populares, danças tradicionais e ritmos brasileiros se fundem, despertando sentidos e transportando o público a um lugar imaginário.
As performances guardam referências de ballet da escola Bauhaus e dos parangolés de Hélio Oiticica. A trilha sonora original, executada ao vivo, apresenta canções lúdicas em uma diversidade de ritmos brasileiros como a ciranda, o xote, as toadas e cantigas de roda, com arranjos poéticos. A peça ainda carrega um cenário artesanal cheio de barquinhos de papel, bumba meu boi, borboletas e sacis, além da presença delicada da pintura naïf.
A apresentação será transmitida diretamente do palco do Sesc Sorocaba no canal do YouTube do Sesc São Paulo e no Instagram @sescaovivo.
O espetáculo integra o Circuito Sesc de Artes 2021 -- Praças Digitais que, em sua 12ª edição, contempla 157 cidades do Estado de São Paulo com uma programação totalmente on-line e gratuita com mais de mil artistas e 250 atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura, tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória local, gastronomia e turismo.
Cia. Tempo de Brincar
A Cia. Tempo de Brincar se inspira na Cultura Popular Brasileira retratando as festas tradicionais, os mitos e ritmos musicais, além dos adereços, bonecos e mamulengos utilizados nessas manifestações. Criada em 2003, dirigida pela atriz e artista visual Elaine Buzato e pelo compositor Valter Silva, a Cia. tem se destacado pelo trabalho de pesquisa e criação dedicado ao público infantil de todas as idades. Tem no seu repertório mais de 10 espetáculos em cartaz, além da produção de um rico material audiovisual: o DVD “Varal de Memórias” (2015), DVD “Tempo de Brincar” (2008) e os CDs: “Cafuné” (2020) “Ciranda dos Orixás” (2017), “Cantigas de Amor para um Coração Pequeno” (2011), “Histórias do Brasil” (2006), “Folias e Cantigas de Natal” (2004) e “Tempo de Brincar” (2003). (Da Redação)