Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

#ViradaSP apresenta 12 horas de programação

Evento será totalmente on-line com nomes como Zeca Baleiro, Lia Sophia e o contador de história, Rolandro Boldrin

17 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Os shows de Zeca Baleiro e Lia Sophia foram gravados no Teatro Sérgio Cardoso especialmente para o evento.
Os shows de Zeca Baleiro e Lia Sophia foram gravados no Teatro Sérgio Cardoso especialmente para o evento. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Com 12 horas seguidas de programação on-line acontece, amanhã, a #ViradaSP Online21, maratona de música, artes cênicas e cultura urbana. Transmitido pela plataforma #CulturaEmCasa e por um aplicativo disponível tanto Iphone e Android, o evento tem em sua programação shows de Zeca Baleiro, Lia Sophia e um quadro especial com Rolandro Boldrin, o “Rolando Prosa”, entre outras coisas. A programação completa pode ser vista no

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura. Os shows de Zeca Baleiro e Lia Sophia foram gravados no Teatro Sérgio Cardoso especialmente para o evento. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho.

Justamente por ser uma ação que valoriza os aspectos culturais e curiosidades regionais, a Amigos da Arte produziu o Rolando Prosa -- quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular de cada cidade do Estado de São Paulo. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições do evento.

Esta edição da #ViradaSP Online 2021 acontece em parceria com Bertioga. O município foi selecionado a partir de chamada pública do programa #JuntospelaCultura, realizada este ano.

Boldrin vai apresentar o quadro "Rolando Prosa". - DIVULGAÇÃO
Boldrin vai apresentar o quadro "Rolando Prosa". (crédito: DIVULGAÇÃO)

Bertioga

Diferentes linguagens artísticas compõem as atrações locais. Entre elas, a Orquestra Geek, apresenta Cordas da Cultura; o espetáculo musical Ô de Casa, com o Grupo Alma de Maré; o espetáculo Tempo de Histórias, com Luísa Helene, Robson Alexandre, Eriko Miranada (percussão) e Solange Oliveira (voz e violão); o documentário Cultura Afro, abordando a amplitude de conhecimento cultural e artístico das religiões de matriz Africana; a Associação Cultural Quintal Aroeira apresenta a contação Histórias no Quintal, contos para diferentes setênios; Saladinha de Histórias, com Giralua Teatro; e o projeto Semeando Capoeira Angola no Meio Ambiente da Escola de Capoeira Angola Raiz Negra; e a Cia Teatral Armageddon com o espetáculo O Ano que tudo Começou; e o show do cantor Tom Vieira. Além de valorizar os aspectos culturais de cada município, a #ViradaSP Online 2021 apresenta peculiaridades e pontos turísticos das cidades.

Bertioga se soma a outros 19 municípios de São Paulo que tiveram suas propostas culturais selecionadas e que integram a #ViradaSP Online 2021: Botucatu, Franco da Rocha, Ilha Solteira, Itanhaém, Itapira, Mirante do Paranapanema, Mogi das Cruzes, Santa Fé do Sul, São Bento do Sapucaí, São João da Boa Vista, São Luís do Paraitinga, Serrana, Sete Barras, Ubatuba. O evento já foi realizado em parceria com São José dos Campos, Piracicaba, Itapevi, Mairiporã e Ribeirão Preto. Todas as cidades foram condecoradas pelo governo estadual paulista com o título de capitais culturais de São Paulo pela qualidade no cenário artístico e o estímulo dado ao setor pelas prefeituras.

Virada SP

“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado.”

“Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão on-line, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos