Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Circo de Teatro Tubinho faz nova temporada em Sorocaba

Espetáculos são diários com opções para crianças e adultos

12 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Trupe conta com mais de 40 artistas e trabalha com o conceito de circo-teatro.
Trupe conta com mais de 40 artistas e trabalha com o conceito de circo-teatro. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Após um ano e meio parado por conta da pandemia do coronavírus, o Circo de Teatro Tubinho escolheu Sorocaba para retomar as apresentações. A temporada 2021 se apresenta como uma celebração. Afinal, em 2020, o Circo de Teatro Tubinho completou duas décadas de estrada, após a retomada da companhia, em 2000, por Pereira França Neto. “Não conseguimos comemorar o nosso aniversário no ano passado, por conta de todo o cenário pandêmico, mas agora chegou a vez”, destaca o Rei do Riso. Para tanto, o projeto “Circo de Teatro Tubinho 20 Anos: A Arte de Resistir” conta com o edital ProAC Expresso / Lei Aldir Blanc Nº49/2020 / Prêmio por Histórico de Realização -- Circo. A lona foi montada na avenida Dom Aguirre e os espetáculos são diários.

O circo esteve na cidade em 2014 e realizou uma temporada de 8 meses. “Para nós, da Família Tubinho, é uma alegria voltar ao nosso palco, depois de todo esse tempo em que estivemos parados. Mais do que nunca, estamos retornando com muita vontade, muita garra, muita graça e muita saudade de ver o riso presencial, que, para o artista de circo, é o combustível. Voltar a Sorocaba, depois daquela temporada de sucesso, é uma oportunidade única para relembrar peças clássicas do nosso repertório e, claro, mostrar ao público as novas piadas”, conta Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho.

Para quem ainda não o conhece, o Circo de Teatro Tubinho preserva a tradição riquíssima do circo-teatro, uma das diversas manifestações que compõe a arte circense brasileira. Nessa estrutura de circo, a plateia é convidada a assistir a um espetáculo teatral diferente a cada noite. Tratando-se da companhia do Tubinho, o público de Sorocaba poderá esperar um repertório composto de mais de 100 peças, entre comédias, farsas, dramas, melodramas e infantis, interpretado por um elenco formado por 40 atores, entre adultos e crianças.

“Pensar em ‘teatro no circo’ pode parecer um pouco estranho. Porém, o fato é que houve um tempo, entre as décadas de 1920 e 1970, em que a maioria dos circos brasileiros apresentava, além dos números de variedades, peças teatrais que faziam enorme sucesso com o público. O circo-teatro esteve e continua a estar em locais onde o teatro convencional nunca tinha chegado antes. Por isso, há muitos espectadores que tiveram sua primeira ou única experiência teatral por meio do teatro feito em circo”, conta Pereira França Neto.

Espetáculos diários

Os espetáculos acontecem sempre às 20h30, seguindo uma classificação indicativa, mas não proibitiva. Às sextas, aos sábados, aos domingos e às segundas-feiras, são encenadas comédias, sempre protagonizadas pelo Palhaço Tubinho, com classificação indicativa de 12 anos. Às terças-feiras, nas chamadas Noite da Criança, são apresentados espetáculos infantis, com classificação livre. Às quintas-feiras, são encenadas as chamadas comédias picantes, com classificação indicativa de 16 anos. O Circo de Teatro Tubinho em Sorocaba está na avenida marginal, ao lado da Honda Caiuás. (Da Redação)