Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Câmara aprova apresentações artísticas em áreas públicas

Projeto depende de sanção e permite a comercialização de produtos

11 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Projeto permite apresentações gratuitas em ruas, avenidas, terminais, entre outros.
Projeto permite apresentações gratuitas em ruas, avenidas, terminais, entre outros. (Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS (23/8/2014))

A Câmara de Sorocaba aprovou, no último dia 2, o texto final do projeto de lei número 85. de 2021, que permite a realização de manifestações culturais de artistas nos espaços públicos de Sorocaba. Caso sancionado, medida vale para infraestrutura de locais públicos de mobilidade urbana, tais como ruas, praças públicas, estacionamentos, terminais e pontos para embarque e desembarque de passageiros.

De acordo com a iniciativa, de autoria do vereador Cristiano Passos (Republicanos), as manifestações podem ser de teatro, dança, mímica, artes plásticas, malabarismo, música, folclore, literatura, entre outras. Essas manifestações culturais terão de ser transitórias e gratuitas, e não poderão impedir a livre fluência do trânsito, e ainda devem respeitar a integridade das áreas verdes e bens de uso comum. As apresentações ainda não podem impedir a passagem e circulação de pedestres nem utilizar palco ou qualquer outra estrutura sem prévia autorização de órgão competente do Poder Executivo

Inicialmente, o projeto vedava a comercialização de produtos e a cobrança de cachê, sendo admitida a solicitação de contribuições espontâneas. Essas determinações, entretanto, foram retiradas por meio de emendas parlamentares aprovadas pelos vereadores. Por meio de emenda, também retirou-se a limitação de horário das atividades. O texto original previa que elas poderiam acontecer entre as 8h e 22h. Caso sancionado, ao texto deverá ser regulamentada em 60 dias pelo Executivo.

O projeto foi aprovado com três emendas, uma delas do próprio autor, que suprime a palavra “logradouros” do texto para não ferir o Código de Trânsito Brasileiro. As outras duas emendas aprovadas com o projeto são da vereadora Fernanda Garcia (Psol), ambas, segundo ela, a pedido de artistas.

Fora de Pauta

Foi retirado de pauta por uma sessão o projeto de lei número 46 de 2021, que proíbe expressamente o uso por parte de instituições de ensino e de bancas examinadoras de seleções e concursos públicos municipais, em currículos escolares e editais, de novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa em contrariedade às regras gramaticais consolidadas, que preveem apenas as flexões de gênero masculino e feminino.

O projeto foi encaminhado ao Conselho Municipal de Educação, que se manifestou contrário à sua aprovação. A Comissão de Justiça exarou parecer favorável à proposta. O projeto é de autoria do vereador Vinícius Aith (PRTB), em coautoria com os vereadores Dylan Dantas (PSC), Cristiano Passos (Republicanos), Cícero João (PTB) e Luis Santos (Republicanos). (Da Redação)