Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Semana do Samba é tema de encontro entre Secult e coletivo

10 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Coletivo do Samba apresentou proposta para secretário da Cultura, Zamuner.
Coletivo do Samba apresentou proposta para secretário da Cultura, Zamuner. (Crédito: DIVULGAÇÃO SECOM SOROCABA)

A Secretaria da Cultura (Secult), representada pelo secretário Luiz Antonio Zamuner, se reuniu, na semana passada, com o idealizador e presidente do Coletivo Samba Sorocaba, Flavinho Batucada, no Chalé Francês. O intuito do encontro foi de conhecer as propostas para a retomada da Semana Municipal do Samba.

A Semana do Samba tem como objetivo valorizar e fortalecer o Samba, promovendo a disseminação e o enobrecimento desta cultura, atingindo jovens, crianças, adultos e idosos. Também participaram da reunião os servidores da Secult, Melquisedeque Luiz da Silva e Vinicius Moglia Formes, além de integrantes do coletivo, como o responsável pelo setor financeiro, Marcelo Ribeiro, a responsável pelo marketing, Leide Deh, a captadora de recursos Claudia Volcov e a produtora Joelma Josiane.

Fundado em 2017, o Coletivo Samba Sorocaba promove formação de comunidades da cidade, inclusive de crianças, em situação de vulnerabilidade social. O grupo é composto por 98% dos sambistas de Sorocaba e tem como objetivo valorizar e fortalecer esse ritmo musical, que é a história do povo brasileiro.

Uma das atividades realizadas pelo Coletivo Samba Sorocaba, na Semana do Samba de 2018, foi o Samba do Voluntário, um projeto social, idealizado pelo músico e compositor Leandro Lehart, diretor do Centro Cultural São Paulo, que organiza várias ações voltadas a integração de músicos.

O Dia Municipal do Samba foi instituído no calendário oficial de Sorocaba pela Lei Municipal nº 8.929, de 29 de setembro de 2009. Já, a Semana Municipal do Samba foi instituída pela Lei Municipal nº 11.930, de 29 de março de 2019, ampliando a data comemorativa.

A Secretaria da Cultura está localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: [email protected]. (Da Redação com Secom Sorocaba)