Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Programação do Circuito Sesc será on-line

Edição deste ano reunirá mais de 1 mil artistas e 250 atividades em todo Estado de São Paulo

03 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Trio Macaíba está entre as atrações do Sesc Sorocaba.
Trio Macaíba está entre as atrações do Sesc Sorocaba. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Circuito Sesc de Artes 2021 Praças Digitais apresenta de 8 a 19 de setembro uma programação totalmente on-line e gratuita com mais de mil artistas e 250 atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura, tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória local, gastronomia e turismo. Para conferir a programação completa acesse: https://circuito.sescsp.org.br/cidades/.

Contemplando 157 cidades do Estado de São Paulo, o Circuito Sesc de Artes, em sua 12ª edição, conta com a participação de profissionais, instituições, grupos, coletivos e artistas que atuam nacionalmente, muitos deles nascidos nos municípios paulistas, que incluem nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Reynaldo Gianecchini, Maria Gadú, Kamau, Daniel Munduruku, Renato Teixeira, Marcia Kambeba, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Roberta Estrela D’Alva, Marcelo D’Salete, Conceição Evaristo, Renato Janine Ribeiro, Siba e Museu Casa de Portinari, entre outros.

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes acontece em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais e tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos em cidades onde as unidades do Sesc não estão presentes.

O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, explica que o circuito “se baseia numa ampla articulação entre a instituição, empresas, as municipalidades e entidades empresariais.” Miranda afirma que “esta edição, virtual, integra e conecta diferentes públicos e protagonistas locais das 157 cidades do Estado de São Paulo que, junto à programação artística on-line, são contemplados por ações formativas no campo da gestão e da mediação cultural, além de ações solidárias do programa Mesa Brasil Sesc São Paulo.”

Confira a Programação do Sesc Sorocaba:

Bate-papo: Batalha de MCs e a Cultura Hip Hop

Kamau vai participar da Batalha de MCs e a Cultura Hip Hop. - DIVULGAÇÃO
Kamau vai participar da Batalha de MCs e a Cultura Hip Hop. (crédito: DIVULGAÇÃO)

 

Com apresentação e mediação de Max B.O. e a participação de Kamau, Mamuti, e as MCs Gabi Nyarai e Clara Lima, o encontro tem como objetivo debater sobre o surgimento e consolidação das Batalhas de Rima no país e sobre o movimento hip hop como uma manifestação cultural própria, marcadora de identidades e organizadora de territórios. O bate-papo será transmitido ao vivo no dia 8/9, quarta, às 20h no canal do YouTube do Sesc Campinas, Sesc Jundiaí, Sesc Piracicaba e Sesc Sorocaba. A atividade abre a Batalha de MCs, torneio-demonstração que conta com a participação de MCs das regiões de Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Sorocaba, em parceria com o Circuito Paulista de Batalhas de MCs.

Workshop: Corpos Híbridos

De 8 a 11/9, quarta a sexta, das 19h às 21h e sábado, das 15h às 17h acontece o workshop on-line Corpos Híbridos. A atividade aborda o conceito de VT Theater (Teatro em Realidade Virtual), onde pretende investigar e refletir sobre os processos de criação capazes de se enquadrar em formatos híbridos, na fronteira entre o teatro, cinema, dança, fotografia, dentre outras manifestações artísticas. Os encontros procuram trazer exemplos de trabalhos em realidade virtual, compreender as motivações e concepções das obras, estudar propostas de figuras levantadas pelos participantes, além de desenvolver personagens e realizar um pequeno experimento autoral em formato de vídeo. O workshop é ministrado pelo ator e performer Robson Catalunha, mestrando em artes cênicas pela USP. As inscrições podem ser realizadas desde ontem. As vagas são limitadas. A classificação é de 14 anos.

Transmissão ao vivo: Trio Macaíba

A autenticidade e a fidelidade às características agrestes são marcas da música do Trio Macaíba, que apresenta um espetáculo em homenagem a Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e João do Vale. O show é também um passeio às brincadeiras de diversas regiões do país: de Maranhão a Pernambuco, passando pelo Sudeste e brincadeiras do Sul do Brasil. O espetáculo é um convite a manter a chama acesa dos ritmos tradicionais e dançantes, como baião, arrasta-pé, maracatu, xote, boi, ciranda e xaxado. Macaíba teve em seu aclamado disco de estreia as participações de Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Antonio Nobrega e Proveta. O show será transmitido no YouTube do Sesc São Paulo e no Instagram @sescaovivo no dia 11/9, sábado, às 19h. Grátis - 12 anos.

Oficina: Personagens nas Mãos

Nos dias 12 e 19/9, domingos, das 15h às 17h acontece a oficina on-line Personagens nas mãos com o ator e arte-educador Vítor Henrique Silva. Na atividade, o público participante aprende a criar um boneco caseiro utilizando materiais de fácil acesso, bem como desenvolver técnicas de manipulação indireta para dar “vida” aos personagens criados. A atividade é gratuita. Vagas limitadas. Não sequencial. Classificação 12 anos.

Oficina: Criação de Trilhas Sonoras

Com o objetivo de ajudar músicos profissionais ou aspirantes a criar obras para produções audiovisuais, de 15 a 17/9, quarta a sexta, das 15h às 18h acontece a oficina Criação de Trilhas Sonoras. Nos encontros, o pianista e compositor Vicente Falek apresenta técnicas de análise e as principais metodologias utilizadas na criação de trilhas sonoras. Além disso, ao final do curso os participantes terão uma experiência de criação orientada para vivenciar na prática como funciona esse processo. A atividade é gratuita. Vagas limitadas. Classificação 16 anos.

Transmissão ao vivo: Cafuné

Apresentação transmitida diretamente do palco do Sesc Sorocaba no dia 18/9, sábado, às 15h, no YouTube do Sesc São Paulo e no Instagram @sescaovivo. Cafuné, da Cia. Tempo de Brincar, é um híbrido de dança, artes visuais, música e performance, onde cenas inspiradas em folguedos populares, danças tradicionais e ritmos brasileiros se fundem, transportando o público para um lugar imaginário. Grátis. Livre. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos