Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Projeto possibilita empréstimo de exposições itinerantes

Parte do acervo de museus de Sorocaba ficará disponível

31 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Empréstimo do material poderá ser feito por instituições públicas e privadas da cidade.
Empréstimo do material poderá ser feito por instituições públicas e privadas da cidade. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), lançou ontem (30), o projeto Banco de Exposições -- Museus. Com isso, toda instituição da cidade, pública ou privada, pode ter acesso a exposições itinerantes dos museus, por meio de empréstimo gratuito.

“O nosso intuito com esse projeto é articular a itinerância e o empréstimo de exposições promovidas pelos museus de Sorocaba”, destaca o secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner. As instituições museológicas visam à preservação, pesquisa e comunicação de objetos e evidências da presença humana e da vida no planeta.

As exposições são uma das formas de conexão entre o grande público e os acervos sob guarda dos museus. Com a implantação do Banco de Exposições, a Secretaria de Cultura aproxima diversos públicos aos museus.

Mostras itinerantes

Para dar início ao projeto, serão disponibilizadas três mostras itinerantes produzidas pelas equipes dos museus: “Sorocaba em Imagens”, com reprodução de 34 fotos históricas do Museu Histórico Sorocabano (MHS); “Trilhando Memórias”, com depoimentos em vídeos, áudios e escritos, que tratam de histórias e memórias sobre a estrada de ferro sorocabana, do Museu da Estrada de Ferro Sorocabano (MEFS); e “Arqueologia na Terra Rasgada”, com cinco banners abordando o acervo arqueológico do MHS, os sítios arqueológicos na cidade de Sorocaba e os artefatos encontrados.

Com o projeto, a Secretaria de Cultura promove as exposições e, ainda, fomentará o desenvolvimento de outras mostras em formatos itinerantes, contribuindo, assim, para o enriquecimento das atividades culturais na cidade.

O formulário de solicitação permanecerá disponível no site da Secult: https://cultura.sorocaba.sp.gov.br/. A instituição interessada pode preencher o formulário com os dados solicitados e indicar qual a exposição desejada.

O transporte da exposição ficará a cargo do solicitante e, caso necessite de auxílio técnico para montagem, também deverá providenciar o transporte da equipe do museu. A Secretaria de Cultura igualmente estará disponível para um treinamento sobre a monitoria da exposição.

A Secretaria de Cultura está localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: [email protected]. (Da Redação com Secom Sorocaba)