Cultura
Museu e Casa Aluísio de almeida reabrem
Os visitantes devem seguir todos os protocolos sanitários preventivos à pandemia da Covid-19
O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e a Casa de Aluísio de Almeida, sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), estão abertos para visitação gratuita. Os visitantes devem seguir todos os protocolos sanitários preventivos à pandemia da Covid-19, com a utilização de máscara protetora, respeitando o distanciamento social e o uso de álcool em gel disponibilizado nos espaços.
A visita ao MEFS pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. O espaço receberá, no máximo, 10 pessoas ao mesmo tempo. Já o cidadão que deseja fazer algum tipo de pesquisa ao acervo do museu, deve agendar a ida pelo link: https://bityli.com/IIP0S.
O museu abriga um acervo constituído por pinturas, fotografias, mapas e objetos, que relembram a história da Estrada de Ferro Sorocabana. No espaço, por exemplo, é possível encontrar pinturas e artefatos pessoais de Luiz Matheus Maylasky, visconde de Sapucaí e diretor da Estrada de Ferro Sorocabana, além de imagens e documentos que contam a história do início das ferrovias e locais por onde elas passaram.
O MEFS está localizado no Jardim Maylasky, na rua Álvaro Soares, 533, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231-1026 ou pelo e-mail: [email protected].
Já na Casa de Aluísio de Almeida, a visita e as pesquisas acadêmicas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. A unidade pertenceu ao Monsenhor Luiz Castanho de Almeida (1904-1981), sacerdote e historiador da cidade, e possui biblioteca, objetos, jornais e documentos sobre a história de Sorocaba.
A unidade está localizada na rua Dr. Ruy Barbosa, 84, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231-1669 ou pelo e-mail [email protected]. (Da Redação com Secom Sorocaba)