Buscar no Cruzeiro

Buscar

Arqueologia

Peça do acervo do Museu Histórico Sorocabano estará na 34ª Bienal

O acervo do museu conta toda a história do surgimento do município e de seus moradores e personalidades

26 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vaso de cerâmica foi feito, possivelmente, entre os séculos 17 e 19.
Vaso de cerâmica foi feito, possivelmente, entre os séculos 17 e 19. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Um vaso de cerâmica do acervo arqueológico do Museu Histórico Sorocabano (MHS) vai compor a mostra coletiva da 34ª Bienal de São Paulo -- “Faz escuro mas eu canto”, que ocupará o Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque do Ibirapuera, na capital paulista, entre 4 de setembro e 5 de dezembro deste ano. A peça do acervo não possui uma datação exata, mas, possivelmente, é do período colonial, entre o século 17 e o século 19, e vai compor um conjunto de cerâmicas paulistas na mostra.

“Sorocaba tem enorme prazer e orgulho de emprestar uma peça do Museu Histórico e colaborar com a maior exposição de arte contemporânea da América Latina. Ficamos muito felizes com o interesse da curadoria da Bienal. Nossa cidade foi uma importante rota de tropeiros e bandeirantes do Brasil e essa cerâmica é um registro histórico importante da nossa cultura”, destaca o secretário da Cultura de Sorocaba, Luiz Antonio Zamuner.

O acervo do MHS conta toda a história do surgimento do município e seus moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e desenvolvimento, não só da cidade, como do país. O espaço possui peças, desde mobiliário, quadros, objetos de arte popular, material arqueológico histórico e pré-histórico riquíssimo, com urnas funerárias, cerâmicas, pedras lascadas, machados líticos, pontas de flecha, além de peças nem tão antigas, como máquinas registradoras, de datilografia, de costura, relógios, bustos, entre outros.

A exposição “Faz escuro mas eu canto” poderá ser conferida às terças, quartas, sextas e domingo, das 10h às 19h, e quintas e sábados, das 10h às 21h, de 4 de setembro a 5 de dezembro, com entrada gratuita. O Parque Ibirapuera está localizado na avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 3, em São Paulo (SP). Mais informações: http://www.bienal.org.br/. (Da Redação com Secom Sorocaba)