Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Macs expõe escultura ao ar livre

Trabalho de Emanoel Araújo pode ser visto em frente ao Chalé Francês. Ação tem apoio da Secult

24 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Obra que foi restaurada recentemente faz parte da reserva técnica do museu.
Obra que foi restaurada recentemente faz parte da reserva técnica do museu. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Uma obra do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) pode ser contemplada pela população na avenida Afonso Vergueiro, em frente ao Chalé Francês, no Centro da cidade. A escultura, do artista Emanoel Araújo, foi recentemente restaurada e pôde ser exposta em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

“Agradeço ao Macs por presentear à população e a nossa cidade, que acaba de completar 367 anos, com exibição dessa bela escultura, valorizando a arte”, destaca o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner. Outra obra do artista Emanoel Araújo está instalada, também ao ar livre, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, localizado no Jardim Dois Corações.

“A equipe do Macs está muito feliz com esta parceria com a Secretaria de Cultura. Essa obra veio para o acervo do museu, por meio da doação de um colecionador e foi recentemente restaurada, por meio do patrocínio da Galeria Almeida e Dale. Fechamos, assim, um ciclo virtuoso. Quando tiramos uma obra da reserva técnica e colocamos em um espaço público, permitimos que a mesma cumpra sua principal função, que é a fruição”, destaca a presidente do Macs, Cristina Delanhesi.

O secretário de Cultura e a presidente do Macs, Cristina Delanhesi, selecionaram o local para a instalação da obra, em razão do grande fluxo de veículos na avenida. A escultura, para espaços abertos e de grandes dimensões, foi doada ao museu pelo colecionador Nilo Marcos Mingrone Cecco, em 2019. É produzida em aço com pintura automotiva e pesa, aproximadamente, 300 kg.

O artista

Emanoel Araujo, artista plástico baiano, nasceu em uma tradicional família de ourives, aprendeu marcenaria, linotipia e estudou composição gráfica na Imprensa Oficial de Santo Amaro da Purificação (BA). Foi premiado com medalha de ouro na 3ª Bienal Gráfica de Florença, na Itália, em 1972. Recebeu, no ano seguinte, o prêmio de melhor gravador e, em 1983, o de melhor escultor, da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

O Macs é uma instituição cultural que opera no mesmo nível de qualidade das mais destacadas instituições semelhantes do país. Sua programação é educativa e envolve variadas tendências artísticas e contemporâneas. O Museu está localizado na av. Dr. Afonso Vergueiro, 280, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (15) 3233.1692. (Da Redação com Secom Sorocaba)