Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Arte conecta grafite e alimentação saudável

Projeto feito nas escolas estaduais levou conhecimento para alunos e professores da rede

20 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
O trabalho foi feito em parceria entre alunos, professores e artistas.
O trabalho foi feito em parceria entre alunos, professores e artistas. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Sorocaba recebeu o projeto Muros com Artes -- Alimentação Saudável que promoveu, além da importância da alimentação, um encontro com alunos da rede pública de ensino o contato com a street art do grafite. Entre os dias 17 e 19 de agosto, muros de escolas da cidade receberam desenhos feitos a partir do trabalho dos alunos vencedores. A escolha foi feita por meio de uma votação on-line. A iniciativa é da Horizonte Educação e Comunicação, em parceria com a Diretoria de Ensino Região de Sorocaba e patrocínio da @portalcoop e da Secretaria de Estado da Cultura -- Programa de Ação Cultural, leva grafite aos muros das escolas vencedoras com os desenhos campeões inspirados no tema “Alimentação Saudável”.

Na E.E. Dionysio Vieira o desenho vencedor foi feito pelo aluno Emmanuell Henrique Oliveira Carriel.

Na Dionysio Vieira o desenho vencedor foi feito pelo aluno Emmanuell. - DIVULGAÇÃO
Na Dionysio Vieira o desenho vencedor foi feito pelo aluno Emmanuell. (crédito: DIVULGAÇÃO)

O projeto teve início no mês passado, primeiro com oficinas educativas envolvendo alunos e professores de escolas públicas para conhecerem o tema em profundidade e estimular a produção de desenhos. Na segunda etapa os desenhos passaram por um Concurso Digital e agora, nesta que é a etapa artística, as três obras vencedoras serão transformadas em grafite nos muros das escolas ganhadoras.

Foram mais de 1.160 alunos do Ensino Fundamental 2 envolvidos e 120 trabalhos enviados por alunos. Os desenhos passaram por uma seleção criteriosa feita primeiramente pela Comissão Organizadora do projeto. Quinze deles foram selecionados e apresentados para a votação popular on-line. Venceram os desenhos das escolas E.E Senador Luiz Nogueira Martins, E.E Profª Joaquim Izidoro Marins e E.E Dionysio Vieira, respectivamente dos alunos: Henrique Pereira Silvério, Emmanuell Henrique Oliveira Carriel e Melissa Queiróz de Medeiros que tiveram suas obras de arte grafitadas nos muros de suas escolas pelos próprios alunos, com a monitoria do grafiteiro de Sorocaba, Fernando Vazio. “Comecei a fazer grafite na minha pré-adolescência. Hoje ser um arte-educador é devolver às ruas àquilo que foi plantado no início da minha carreira. Atualmente, o grafite é mais acessível e este é um mercado que pode se transformar em uma profissão. A dica que dou é estudar muito e praticar. Ainda estou aprendendo muito”, comenta Fernando.

“Todos sabem que uma dieta saudável inclui muita fruta, verdura, legumes, grãos integrais e restringe alimentos industrializados ricos em sal, açúcares e gorduras. No entanto, a alimentação saudável vai muito além da preocupação com o seu valor nutricional, ela envolve valores sociais, afetivos e sensoriais, que vão da escolha dos alimentos, suas preparações, as características do modo de comer e do ambiente onde são consumidos, considerando as diferentes fases da vida e etapas do sistema alimentar” comenta Allan de Amorim, coordenador do projeto na Horizonte. “Essa iniciativa conecta duas áreas da educação: ciências e artes, perpetuando os valores aprendidos em um grafite que será para todos, valorizando o trabalho artístico dos jovens alunos e seus professores”. O projeto segue no final do mês para a cidade de Piracicaba/SP.

O projeto

O projeto Muros com Arte -- Alimentação Saudável tem como objetivo promover a conscientização de professores e alunos sobre a importância da alimentação saudável.

De acordo com Allan de Amorim, coordenador de projetos da Horizonte, a primeira etapa do projeto consistiu em oficina virtual com os professores para apresentação da história da arte do grafite e das atividades que serviram de inspiração para os alunos criarem suas obras. “A partir das informações e conhecimento adquiridos pelos professores, eles promoveram atividades com os estudantes que fizeram suas ilustrações temáticas. Estes desenhos são colocados agora em votação popular e as escolas mais votadas ganharão o Dia do Grafite, com workshop sobre arte urbana e pintura de muros”.

Amorim também conta que, ao final do projeto, as ilustrações e obras grafitadas nos muros serão reunidas e apresentadas em uma exposição itinerante que vai percorrer as cidades participantes do projeto. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos