Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Biblioteca Infantil completa 35 anos

Programação especial de aniversário terá exposição, passeios culturais e visitas monitoradas

08 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Acervos do local também com imagens, revistas e objetos com valor cultural.
Acervos do local também com imagens, revistas e objetos com valor cultural. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Biblioteca Infantil Municipal “Renetado Sêneca de Sá Fleury”, ou simplesmente a Biblioteca Infantil, completa 35 anos de existência em agosto. E, para celebrar a data, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) prepara uma programação especial e gratuita, que contará com exposição e visitas guiadas na unidade infantil. Administrada pela Secult, a Biblioteca Infantil é um dos espaços mais encantadores da cidade, que tem como objetivo oferecer e facilitar o acesso aos bens culturais em seus diferentes meios, sejam livros, revistas, imagens, objetos e atividades que despertem o interesse pela leitura e desenvolvimento pessoal e social, principalmente das crianças e adolescentes.

Uma das atrações da programação será a exposição “Biblioteca Infantil: 35 Anos Contando Estórias”, que reunirá fotos, documentos, objetos e vídeos sobre a história, acervo e atividades desenvolvidas no local. Dentre as curiosidades, será possível conferir os livros mais antigos, os menores, livros de indígenas, manuscritos, com autógrafos e dedicatórias de escritores famosos, como Guimarães Rosa, Rachel de Queiroz e Aluísio de Almeida, além de obras de arte e artesanato regional. A exposição será aberta ao público na próxima quarta feira (11), às 10h, e poderá ser visitada até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Outra atividade programada é a visita monitorada na Biblioteca Infantil, no dia 11 de agosto, das 19h30 às 21h, voltada a pessoas com idade a partir de 12 anos, e no dia 14 de agosto, das 16h30 às 18h, voltada a pessoas de todas as idades. O público vai conhecer as dependências do espaço municipal e aspectos da história do prédio, acervos, atividades e curiosidades. Ao final, haverá exibição de um vídeo sobre a biblioteca e uma apresentação musical. Serão oferecidas 25 vagas para cada dia.

Por fim, no dia 13 de agosto, das 19h30 às 21h, os sorocabanos poderão participar do bate-papo “Sorocaba Nossa Casa”, com o pesquisador e administrador da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao, que realiza, há anos, os Passeios Culturais em diferentes pontos da cidade, apresentando aspectos sobre a história, arquitetura, costumes e curiosidades de Sorocaba. Durante a atividade, ele apresentará fotos antigas e atuais da cidade, além de trechos de músicas. A atividade é direcionada a pessoas com idade a partir de 12 anos. Serão disponibilizadas 25 vagas.

As ações comemorativas serão realizadas seguindo todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, com distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições já podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723. A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro.

Tesouro sorocabano

Biblioteca conta com espaços para realização de diversas atividades e que serão apresentados ao público. - DIVULGAÇÃO
Biblioteca conta com espaços para realização de diversas atividades e que serão apresentados ao público. (crédito: DIVULGAÇÃO)

A Biblioteca Infantil possui atualmente cerca de 20 mil livros à disposição da população e esse tesouro vai muito além do que as obras literárias voltadas ao público infanto-juvenil. A unidade pública preserva e disponibiliza à consulta acervos de escritores, historiadores, artistas e temáticos, que foram doados ou formados no decorrer do tempo.

Um deles é o acervo Renato Sêneca de Sá Fleury, o patrono da Biblioteca Infantil, que é composto de pouco mais de 253 itens, entre livros, revistas, manuscritos e artigos deste escritor e educador sorocabano, pioneiro da literatura infantil brasileira.

O espaço também abriga a biblioteca particular do escritor, cinéfilo e folclorista Waldemar Iglesias Fernandes (1929-1998). O acervo é composto de 3.645 livros, além de expressiva coleção de revistas, manuscritos, encartes, programas, fotografias, cartazes de cinema, fitas de VHS e objetos pessoais.

Outra riqueza do espaço público é o acervo histórico de 234 livros, manuscritos, artigos e todo o fichário histórico do fotógrafo, historiador e paleógrafo sorocabano Porphirio Rogich Vieira (1929-2001). É um dos acervos mais importantes sobre a História de Sorocaba reunido na Biblioteca Infantil.

Outro espaço especial é a Gibiteca, que conta com revistas em quadrinhos infanto-juvenis à disposição para leitura e empréstimo. É uma das principais atrações da Biblioteca Infantil por ser de leitura fácil e estar em sintonia com os interesses, principalmente dos jovens. 

Imóvel é tombado como patrimônio histórico e arquitetônico da cidade

Construção é de 1890, foi residência, agência bancária e diretório acadêmico. - DIVULGAÇÃO
Construção é de 1890, foi residência, agência bancária e diretório acadêmico. (crédito: DIVULGAÇÃO)

A Biblioteca Infantil está instalada em prédio tombado, em 2001, pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP), por meio do Decreto Municipal nº 12.941/2001.

A construção do imóvel ocorreu por volta de 1890 para servir de residência e, posteriormente, em 1927, tornou-se o prédio da agência local do Banco Comercial do Estado de São Paulo.

O imóvel também serviu de sede do Diretório Acadêmico “Rubino de Oliveira”, da Faculdade de Direito, até mudar-se para as atuais instalações. Em 1972, a Prefeitura de Sorocaba alugou o prédio para ali instalar o Museu Histórico e Pedagógico “Brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar”, inaugurado no dia 15 de agosto desse ano, sob direção da professora Vera Ravagnani Job, que ficou em sua direção até meados de 1977.

Após a instalação do Museu Brigadeiro Tobias, aproveitou-se a parte dos fundos -- residência -- para a instalação de duas entidades culturais, o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba e o Club Philatélico Sorocabano, organizando-se em duas partes. Na sede do Instituto Histórico, instalou-se também o Centro de Folclore de Sorocaba e, na do Club Philatélico, o Círculo Orquidófilo Sorocabano.

Em 18 de abril de 1979, inaugurou-se no local a Biblioteca Municipal, constando em sua placa inaugural a frase: “Difundido a Cultura por uma Sorocaba melhor”. Já, em 15 de agosto de 1986, foi inaugurada a Biblioteca Infantil no antigo Fórum Velho. Com o início das reformas no local, a Biblioteca Infantil foi transferida para a rua da Penha, dividindo o espaço com a Biblioteca Municipal até 1996.

Da sua construção original, preservaram-se os cômodos, as esquadrias e o traçado do jardim. Do período do banco, manteve-se a fachada em estilo eclético, a porta principal e o cofre. O imóvel é um dos poucos prédios públicos de Sorocaba que possui características do século 19. (Da Redação com informações de Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos