Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Luís Galves estreia peça de teatro ‘In on it’, no dia 15

Ator sorocabano está em produção que usa linguagem de cinema

07 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Luís aceitou o desafio de encenar vários personagens em uma mesma obra.
Luís aceitou o desafio de encenar vários personagens em uma mesma obra. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Realidade ou ficção? Fato ou memória? A peça teatral “In on It”, do canadense Daniel MacIvor, faz sucesso no Brasil desde que foi montada no país pela primeira vez, em 2010, sob direção de Enrique Diaz. As diferentes camadas do texto, os desafios de interpretação e a reflexão sobre perdas e o vazio existencial motivaram os atores Renata Gaspar, Luís Galves e Lucas Teixeira a idealizar essa montagem em um formato inovador: uma peça on-line gravada que utiliza a linguagem do cinema. Na obra, um homem sofre um acidente em uma Mercedez Azul, dois amantes vêem seu amor terminar e dois homens contam essa história. Dez personagens encenados por dois atores.

O hibridismo de linguagens e a vontade antiga de dirigir instigou a atriz Renata Gaspar a assumir o desafio. “Tudo foi muito coreografado. Fizemos um verdadeiro balé em plano sequência”, afirma. “In on It” foi escrita em três planos e usa a metalinguagem -- o presente, no qual o casal discute sobre a peça (nesse caso, o filme) escrita pelo personagem “Este aqui”; a gravação do filme em si e o passado, no qual é contada a história dos dois amantes, “Este aqui” e “Aquele ali”. Ao todo, são dez personagens que transitam entre os planos.

O sorocabano Luís Galves, 28, que também assina sua primeira produção, conta que o maior desafio é mudar de registro rapidamente entre os personagens. “Nunca achei que fosse conseguir, mas a Renata é mestra em fazer isso e nos ajudou muito”, diz. Galves lembra que começou a ficar inquieto ao perceber que a pandemia iria demorar a terminar e, a partir de abril de 2020 começou a procurar textos com Lucas. “Passei a buscar possibilidades criativas e quando olhei para esse texto, pensei, ‘vou fazer isso, quero fazer esses cinco personagens!’”. Os artistas logo entraram em contato com os agentes de Daniel MacIvor e tiveram facilidade na negociação dos direitos autorais. “A coragem que o Luís teve era o que me faltava naquele momento. Foi um encontro muito certeiro, vivi uma experiência incrível como ator”, comenta o paulistano Lucas Teixeira.

Linguagem

Na primeira camada de tempo do espetáculo, o casal aparece durante o making of do filme que estão realizando juntos. Na segunda camada, a que mostra o filme em si, a construção das cenas é mais limpa, a câmera permanece parada e o espectador tende a acreditar mais no que está sendo narrado. Nesse momento, a trilha sonora original, composta por Márcio Lomiranda, é elemento importante para compor o realismo. A última camada, sobre o passado dos personagens Beto e Bruno, tem um tom rosado nos atores e inclui dinâmicos flashbacks da vida deles.

Exibida via Zoom, a peça pré-gravada terá metade de sua renda revertida ao projeto Grande Ajuda, uma espécie de crowdfunding que faz uma ponte entre pessoas que precisam de doações e outras interessadas em ajudar. (Da Redação)