Buscar no Cruzeiro

Buscar

Banda

Cataia lança ‘Folhas ao vento’ no domingo (8)

Trabalho é o 3º álbum da banda sorocabana trazendo ritmos dançantes e músicas autorais

04 de Agosto de 2021 às 02:40
Cruzeiro do Sul [email protected]
Banda, que completa 20 anos em 2022, lançará novo álbum nas principais plataformas digitais
Banda, que completa 20 anos em 2022, lançará novo álbum nas principais plataformas digitais (Crédito: Divulgação)

Maracatu, ciranda, xote, baião, coco, afoxé, carimbó, dentre outros ritmos do Brasil, se fazem presentes no dançante “Folhas ao vento”, novo álbum da Banda Cataia, a ser lançado neste domingo (8) nas principais plataformas de música digital.

Terceiro disco da banda de Sorocaba (SP), que completa 20 anos de carreira e resistência em 2022, “Folhas ao vento” marca a maturidade da banda em nove faixas autorais inéditas, com versos e ritmos que celebram as riquezas culturais de diferentes cantos do País.

Sem se prender a rótulos ou modismos, a Cataia carrega em seu DNA o tempero da mistura de influências e ritmos de culturas tradicionais brasileiras, de grandes nomes da MPB, como Gilberto Gil e Caetano Veloso e do afrobeat de Fela Kuti.

Com composições assinadas pelo vocalista e flautista Rodrigo Cataia e o baixista Rodrigo Cabrerisso e arranjos criados coletivamente por todos os integrantes da banda, “Folhas ao vento” é o mais dançante da discografia do grupo e traz joias como “Bela Clara”, “Fitas amarelas” e “Brasgil”, esta última em homenagem a Gilberto Gil, artista que, segundo a banda, é personificação da musicalidade brasileira. O disco conta, ainda, com as belas “Tupinambá”, “Terra Rasgada”, “Flor da vida”, “Sorrir direito”, “Flor e rainha” e a instrumental “Caboclo de lança”.

“As letras falam de situações e momentos de nossas vidas, com muitos conselhos para uma evolução pessoal e espiritual, o amor e a boa convivência com nosso meio ambiente”, detalha o vocalista.

Produção independente

Produzido de forma totalmente independente, “Folhas ao vento” foi originalmente concebido para ser registro simples e direto das composições mais recentes da banda, mas foi afetado por paralisações e adiamentos impostos pelo advento da pandemia de Covid-19. “Mas até que essa parada foi positiva, pois deu para a gente rever alguns arranjos e mudar algumas coisas. A produção mais lenta nos ajudou a organizar, melhorar os resultados das gravações”, complementa Cabrerisso.

Neste terceiro álbum, gravado no Solana Records, em Sorocaba, a banda consolida a experiência e o conhecimento acumulados ao longo dos últimos 20 anos e inova, ao criar ritmos e melodias num disco autoral com sofisticadas camadas de arranjos que se abrem ainda mais a exploração de novas possibilidades, dando sequência ao disco estreia, “Cataia”, de 2002, e “Terra de ninguém” (2009), lançado na Europa.

A Banda Cataia é formada por Rodrigo Cataia (voz e flautas), Rodrigo Cabrerisso (baixo, guitarra e coros), Xitão Moreira (voz, percussão e sax), Ricardo Acquaviva (guitarra), Rafael Poujo (percussão e coros) e Celso Rey (bateria).

O novo disco conta, ainda, com participações especiais de Manu Neto (bateria), Lucas Búfalo, da banda Monoclub (Washboard), Juca Natal (guitarra), Ikeangelo Kel, de Coco Raízes de Arcoverde (voz), Samuel, de Samuca e a Selva (voz), Virgolino Cardoso (trompete) e Vagner Corrêa (trombone).

Com capa assinada pelo artista visual Igor Lima, de Valinhos, que produziu uma série de obras com sobreposição de colagens inspiradas em cada uma das faixas do disco -- e que em breve resultará uma exposição homônima ao disco --, “Folhas ao vento” será disponibilizado para audição a partir deste domingo, 8 de agosto, nas principais plataformas de música digital como Spotify, Deezer, Amazon Music, YouTube Music, Apple Music, entre outras. (Da Redação)