Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Curso ensina a arte de contar histórias

23 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Pedagoga Monisa Maciel é a idealizadora do projeto.
Pedagoga Monisa Maciel é a idealizadora do projeto. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS)

A arte de contar histórias pode ser ensinada e aprendida e, a partir disso, a pedagoga e contadora de histórias Monisa Maciel desenvolveu um curso voltado a educadores sobre essa arte que encanta crianças, jovens e adultos. Desenvolver essa atividade com as crianças contribui para o desenvolvimento da sua aprendizagem. É uma prática eficaz de apoio ao processo pedagógico na Educação Infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Pensando em auxiliar educadores nessa área, Monisa preparou o curso, que ensina diversas técnicas de contação de histórias. As aulas são realizadas totalmente de forma on-line e estão disponíveis na internet por tempo indeterminado.

A contação de histórias auxilia ainda o desenvolvimento das linguagens oral, escrita e visual, além de contribuir para a formação dos valores e conceitos na personalidade da criança, estimulando sua criatividade e imaginação. Também contribui para despertar o prazer pela leitura e estimular as brincadeiras do faz-de-conta.

Composto por 10 módulos, o conteúdo programático conta com os seguintes temas: “A importância da construção narrativa”, “A escolha do repertório e como começar e terminar uma história”, “As cantigas integradas à narrativa”, “Brincadeiras de mão”, “Uso de tecidos para incrementar a história”, “Elementos da natureza”, “Explorando os sons”, “Massinha e areia”, “Como compor o look do contador?” e “A história do começo ao fim”.

O curso tem carga horária de 10 horas, sendo que a dedicação mínima por semana é de 2 horas. Tempo máximo para conclusão do curso: 3 meses. Na avaliação final é preciso ter adquirido o mínimo de 70% de apreensão do conhecimento. O curso possui certificado aceito em todo o território nacional, válido para comprovação de horas complementares; prova de títulos em concursos públicos; titularidade para professores; ascensão na carreira profissional; comprovação em educação continuada. Para a inscrição, acesse o site www.meuscursoslivres.com.br. O preço do curso é R$ 147. (Daniela Jacinto)