Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Maria Bethânia lança single ‘Lapa Santa’, do álbum ‘Noturno’

21 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Cantora deve lançar novo trabalho, com músicas inéditas, em 30 de julho.
Cantora deve lançar novo trabalho, com músicas inéditas, em 30 de julho. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Inicialmente prometido para abril/maio, o novo álbum da cantora Maria Bethânia, “Noturno”, tem data de lançamento confirmada para o próximo dia 30 de julho. O primeiro single do novo trabalho, “A Flor Encarnada”, letra e música de Adriana Calcanhotto, foi lançado em 26 de junho. Agora, chegou a vez de “Lapa Santa”, composição de Paulo Dafilin e Roque Ferreira, que está nas plataformas digitais desde a última sexta-feira (16).

“Lapa Santa” fala de religiosidade -- tema caro à cantora --, sobretudo da praticada na região sertaneja cortada pelo Rio São Francisco. A canção é inteiramente inédita para os fãs da cantora -- não fez parte de seu último show, “Claros Breus”. Tampouco foi cantada na live que a artista fez, em fevereiro deste ano.

Na letra, são enaltecidos costumes atualmente raros nas grandes cidades, como romeiros e romarias, festas no terreiro, candeeiros em torno dos santos e moradores que abrem suas casas para receber os devotos em procissão.

Com arranjos de Letieres Leite, responsável pela direção musical do álbum, “Lapa Santa” tem piano e sintetizador de Zé Manoel, violão de João Camarero, baixo elétrico e acústico de Jorge Helder, percussão de Marcelo Costa, viola de Marco Catto, cello de Marcos Ribeiro e violinos de Priscila Rato e Marcio Sanchez. Esse segundo single contrasta com o primeiro, “Flor Encarnada”, de tom melancólico. A canção de Calcanhotto tem versos que dizem: “O amor não gosta mais de mim/ Nunca mais vi seu clarão/ Serviu pra me trazer aqui/ A esse canto sem função”. Nessa gravação, Bethânia é apenas acompanhada pelo piano do pernambucano Zé Manoel.

Bethânia, que completou 75 anos no último dia 16 de junho, já havia cantado “Flor Encarnada” na turnê Claros Breus (2019/2020), interrompida com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Esse show serviu como inspiração para o novo álbum, gravado no ano passado. Noturno, que será lançado pela gravadora Biscoito Fino, terá, além de arranjos e direção de Letieres Leite, a produção musical de Jorge Helder.

Outras faixas já anunciadas do álbum “Noturno” são “Prudência”, de Tim Bernardes, compositor que Bethânia grava pela primeira vez; “De Onde Eu Vim”, de Paulo Dafilin; “Luminosidade”, de Chico César; “2 de Junho”, de Adriana Calcanhotto; e “Bar da Noite”, de Bidu Reis e Haroldo Barbosa. (Da Redação com Estadão Conteúdo)