Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Aos poucos, público volta para os cinemas

Otimista, setor reabre salas da cidade e assiste ao retorno ainda tímido, mas gradual, do movimento

16 de Julho de 2021 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
Funcionamento deve atender exigências e restrições impostas pelo Plano São Paulo.
Funcionamento deve atender exigências e restrições impostas pelo Plano São Paulo. (Crédito: PIXABAY.COM)

No início da reabertura dos cinemas, somente filmes mais modestos estavam em cartaz. Agora, grandes produções, inclusive, algumas muito esperadas, já são exibidas nas telonas fazendo com que o público, ainda que de forma tímida, retorne às salas. “Space Jam: Um Novo Legado”; “Viúva Negra”; “Os Croods 2: Uma Nova Era”; “Velozes & Furiozos 9”; “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio”; e “Cruella” são as opções disponíveis nas telonas sorocabanas.

Ansiosa pela estreia de Velozes & Furiosos 9, a estudante de psicologia Letícia Ogusuku Cecato, de 20 anos, foi ao cinema no último dia 9 de julho, feriado da Revolução Constitucionalista de 1932. Aquela seria a primeira vez em que ela assistiria um filme nas telonas, desde o início da pandemia. Letícia contou não ter ido antes por receio. Deixou para fazê-lo quando houvesse um filme que realmente gostasse.

O casal Letícia e Rubens foi ao cinema durante o feriado. - FÁBIO ROGÉRIO
O casal Letícia e Rubens foi ao cinema durante o feriado. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Junto com o namorado, Rubens Lopes Rolim Filho, ela informou ter escolhido uma sessão à tarde por segurança, já que, nesse período, acreditava haver menos frequentadores. “Vamos ver como está a situação hoje, se estão sendo seguidos todos os protocolos, para, quem sabe, virmos mais vezes”, falou.

A fisioterapeuta Larissa Mazzer, de 26 anos, também foi ao cinema pela primeira vez em um ano e meio. Antes da crise sanitária, Larissa assistia a filmes nas telonas duas vezes por mês. Esperou o lançamento de “Viúva Negra”, para voltar a fazer esse programa cultural. Disse, ainda, só ter realizado o passeio porque realmente esperava o longa-metragem há bastante tempo. Igualmente informou não pretender voltar a ir ao cinema frequentemente, enquanto durar a pandemia. “Como eu trabalho em hospital, tenho essa consciência de não ficar saindo”, destacou.

Salas abertas

A flexibilização das medidas da fase de transição do Plano São Paulo motivou muitas pessoas a voltar a frequentar os cinemas. As cinco redes situadas entre Sorocaba e Votorantim estão abertas. Algumas funcionam com número reduzido de salas e de sessões, enquanto outras operam integralmente.

No Cinepólis do shopping Iguatemi Esplanada, as dez salas estão abertas. Todas as sessões diárias também foram retomadas, segundo a gerente da unidade, Mônica Malaquias. De acordo com Mônica, as pessoas ainda vão ao cinema de forma tímida, mesmo em fases mais flexíveis do Plano São Paulo.

Conforme ela, durante a pandemia, o número de frequentadores caiu cerca de 80%. “Em um sábado bom, registrávamos fluxo de seis mil pessoas. Mas, na pandemia, caiu para 1.200 pessoas. No mês de julho, o fluxo era de 70 mil clientes. Agora, é de 12 mil”, exemplifica.

Na Rede Araújo de Cinemas, do shopping Cidade, Sorocaba, as seis salas também foram reabertas. Mesmo com abertura total, a quantidade de sessões está reduzida. “À medida que a flexibilização aumenta, vamos recuperando a programação mais próxima do que era anteriormente à pandemia”, informa Ariane Vage Lopes Chavari, do departamento executivo da rede.

Ainda conforme Ariane, mesmo com as atividades limitadas, a unidade já começa a se recuperar dos efeitos da pandemia. “No último mês (junho), atingimos 40% da média de público de 2019, o que sobe à média em que a flexibilização acontece”, pontua.

Já no Cineplay do shopping Panorâmico, em Votorantim, a queda foi de 50%, de acordo com a administradora do centro de compras, Sabrina de Melo. Na unidade, das oito salas, seis estão funcionando. O total de sessões é de quatro por dia, mesmo número de antes da pandemia.

Os responsáveis pelos cinemas informaram que todos seguem os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Nas salas, há distanciamento entre as poltronas e a capacidade de público é reduzida. Além disso, é obrigatório o uso de máscara de proteção, os ambientes são frequentemente higienizados e displayers de álcool em gel estão disponíveis nas dependências dos locais. No Cineplay do Panorâmico, especificamente, é aferida a temperatura dos clientes.

O Cruzeiro do Sul tentou, diversas vezes, contatar o Cineplay do Sorocaba Shopping, mas as ligações não foram atendidas. O Multiplex, do Pátio Cianê Shopping, igualmente não retornou.

Regras

Devido às frequentes mudanças de fase do plano e às regras de cada classificação, esses espaços culturais fecharam e reabriram diversas vezes. Agora, operam regularmente desde de abril deste ano, quando o Governo do Estado de São Paulo instaurou a fase de transição.

No último dia 7 de julho, o governo estadual liberou o funcionamento de espaços culturais por duas horas a mais. Assim, os locais podem ficar abertos até as 23h, com acesso de clientes até as 22h, e não mais apenas até as 21h. O governo ainda ampliou o limite de ocupação nesses locais de 40% para 60% da capacidade. ‘Mesmo assim, vamos continuar com 50% da capacidade, para darmos mais segurança para o cliente, pelo menos por enquanto’, diz a gerente do Cinepólis do Iguatemi Esplanada. Já os cinemas do shoppings Cidade e Panorâmico operam com a capacidade ampliada. (Vinicius Camargo)

Galeria

Confira a galeria de fotos