Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Festival de Inverno do Sesc tem parte da programação virtual

14 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Maria Rita se apresenta na sexta-feira com live-show, às 20h.
Maria Rita se apresenta na sexta-feira com live-show, às 20h. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Depois de uma pausa em 2020 por conta da pandemia, o Festival Sesc de Inverno -- um dos maiores eventos culturais multilinguagem do estado do Rio realizado na Região Serrana -- está de volta em 2021 em formato híbrido. Com maior parte da programação virtual, a 19ª edição está repleta de atrações em literatura, audiovisual, música, teatro, dança, circo e artes visuais. Quem abre o evento é a cantora Maria Rita, com live-show dia 16/7, às 20h, no qual celebrará o samba ao interpretar clássicos do gênero. A apresentação, transmitida pelo Youtube (/portalsescrio), será uma homenagem a Nelson Sargento, sambista e presidente de honra da Mangueira morto em maio deste ano aos 96 anos. Antes do show, o Sesc RJ exibe o documentário “Nelson Sargento”, de Estevão Ciavatta. A programação completa, que se estende até 25/7, pode ser consultada em www.sescrio.org.br.

Além de Maria Rita, a programação musical traz ainda Victor Kley (21/7), com o show “A Bolha”, em que canta sucessos como “O Sol”; e Emicida (25/7), que apresentará o live-show AmarElo, com canções do álbum homônimo vencedor do Grammy Latino de 2020 e que virou documentário de sucesso na plataforma Netflix. O grupo Tiquequê, formado há 20 anos, mas que estourou na internet durante a pandemia com espetáculos musicais para crianças, apresentam live no dia 21. A instalação sonora “Trocando as Mãos Pelos Pés” acontecerá presencialmente no Sesc Nogueira, em Petrópolis, de 16 a 26 de julho.

A programação ainda conta com atividades de artes visuais, literatura e audiovisual.

Artes cênicas

A atriz Maitê Proença encena a autoficção “O Pior de mim”, dia 18/7. No dia 22/7, o Sesc RJ exibe uma gravação, feita exclusivamente para o evento, de “O canto da minha terra”, do Ballet Stagium, em celebração aos 50 anos da companhia paulista. No dia 25/7, Paulo Betti conduz “Autobiografia autorizada”, espetáculo que estreou em 2015 por ocasião dos seus 40 anos de profissão. Ainda em 25/7, será exibido o Vídeo Espetáculo Circo Zanni, com imagens de produções realizadas ao longo dos 17 anos do grupo fundado por Domingos Montagner (1962-2016) e Fernando Sampaio, entre outros artistas. Nos dias 16, 17, 18 e 20/7, o grupo recifense Magiluth realiza “Tudo que Coube numa VHS”, um experimento sensorial criado durante a pandemia que utiliza ferramentas como telefone, WhatsApp e redes sociais e que conduz o público pelas recordações de um personagem sobre um relacionamento. As inscrições são pelo instagram da companhia (@magiluth) “Paulo Freire - O andarilho da utopia” e “Ela e Eu: Vesperal com chuva” (estrelado por Suely Franco) também integram a programação teatral. (Da Redação com Estadão Conteúdo)