Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Exposição apresenta arte urbana em Sorocaba

Evento tem entrada gratuita e começa segunda-feira, com 18 obras de três artistas visuais da cidade

09 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Will Ferreira é autodidata e utiliza os mais variados materiais como matéria-prima.
Will Ferreira é autodidata e utiliza os mais variados materiais como matéria-prima. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A exposição “Linguagem Urbana”, promovida pela Secretaria da Cultura, começa segunda-feira (12) no Pátio Cianê Shopping. Com o objetivo de aproximar a arte urbana da população serão expostas 18 obras de três artistas visuais sorocabanos: Francisco Antonio Chanes, Michel Japs e Will Ferreira. A entrada é gratuita.

Chanes participa de exposições e Salões de Arte desde a década de 80, além de todas as edições do Projeto Terra Rasgada, e conquistou prêmios importantes, como a Medalha de Ouro no Salão de Cerquilho e o Mapa Cultural Paulista. Atualmente, pesquisa a linguagem urbana, com aprimoramento da técnica do Estêncil. Também é idealizador do Projeto Sorocleta, um ateliê itinerante, que, por meio de uma bicicleta customizada, leva oficinas de Estêncil a várias partes da cidade.

Will Ferreira e Michel Japs trabalham juntos, desde 2014, no Fite. O trabalho dos artistas possui características originais, transmitindo mensagens e questionamentos em cada obra, desde um mural em escalas monumentais até minuciosas pinturas em tela e tinta acrílica.

Will Ferreira e Michel Japs trabalham juntos desde 2014 e também estão na exposição. - EMIDIO MARQUES / ARQUIVO JCS
Will Ferreira e Michel Japs trabalham juntos desde 2014 e também estão na exposição. (crédito: EMIDIO MARQUES / ARQUIVO JCS)

Will Ferreira é autodidata e utiliza os mais variados materiais como matéria-prima para os seus trabalhos, entre esculturas, grafites, pinturas de cavalete e ilustrações, usando como tema o questionamento das relações humanas quanto ao progresso e ao meio ambiente. Entre 2011 e 2014, expôs seus trabalhos em diversos espaços da cidade, como a Biblioteca Municipal, a Fundec e o Palacete Scarpa. Também ministrou oficinas no Sesc Sorocaba, Sesc Santo André, Sesi Sorocaba e na Fundação Casa, além de prestar serviços para as prefeituras de Sorocaba, Votorantim, Jundiaí, São Roque, Campinas e São Paulo.

Já, Michel Japs iniciou seu trabalho em 2007 e tem suas raízes artísticas na arte de rua, desenvolvendo uma linguagem com a clássica caligrafia característica do grafite. Posteriormente, buscou aperfeiçoamento no curso de Design Gráfico, que deu a ele uma visão mais ampla das aplicações de sua arte. Trabalhou com criação em agências de publicidade, em paralelo com as produções de grafite. Em 2012, mudou seu estilo de trabalho, focando na produção de personagens e abstrações dos trabalhos realizados com as letras e artes gráficas.

A exposição “Linguagem Urbana” será atração de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 12h às 20h, até o dia 1 de agosto. O Pátio Cianê Shopping está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro. (Da Redação com Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos