Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Sorocaba terá encontro de Violoncelistas

Evento on-line, que reunirá grandes músicos de várias partes do País, inscreve até sexta-feira

07 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
André Micheletti tem duplo doutorado e mestre em violoncelo e pedagogia do violoncelo.
André Micheletti tem duplo doutorado e mestre em violoncelo e pedagogia do violoncelo. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Estão abertas até sexta-feira as inscrições de interessados em participar tanto como executante como ouvinte do Encontro de Violoncelistas de Sorocaba (Eviso). Para tal, basta acessar o link https://forms.gle/ck2i4LkVjSBDfpJfA. O evento acontece de 12 a 17 de julho, às 19h15, de forma on-line. Serão oferecidos workshops, masterclasses e aulas com violoncelistas e professores de renome nacional e internacional.

A abertura será na próxima segunda-feira, dia 12, às 15h. Os artistas convidados são André Micheletti (USP), Fabio Presgrave (UFRN), Joel de Souza (Unesp), Kurt Baldwin (UMSL, Estados Unidos), Lars Hoefs (Unicamp), Mariana Amaral (OSTMSP) e Matias de Oliveira Pinto (Faculdade de Música de Münster, Alemanha). A coordenação é de Jefferson Perez, professor de violoncelo e de Música de Câmara no Conservatório de Tatuí, e músico convidado da Orquestra Sinfônica de Campinas.

O preço da participação é R$ 30 (executante) ou R$ 10 ouvinte, com acesso a todas as atividades do encontro. Todo o valor arrecadado será destinado para alunos em situação vulnerável por conta da pandemia. Mais informações pelo WhatsApp (15) 99707-5023 ou pelo link https://bit.ly/3dlmdVF.

Sobre os convidados

André Micheletti tem duplo doutorado pela Indiana University em violoncelo e violoncelo barroco sob a orientação de Helga Winold, Nigel North e Stanley Ritchie, tendo aulas particulares e masterclasses com Janos Starker. Foibolsista da CAPES-Fulbright em seus doutorados. É mestre em violoncelo e pedagogia do violoncelo pela Northwestern University em Chicago, sob orientação de Hans Jörgen Jensen e bacharel em violoncelo pela Unicamp, sob orientação de Antonio Lauro del Claro. Atualmente, é professor de violoncelo e música de câmara do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Faz a co-direção artística da Orquestra Sinfônica de Piracicaba ao lado do Maestro Jamil Maluf e é diretor artístico e pedagógico do Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba desde 2011.

Fabio Soren Presgrave é bacharel e mestre pela renomada Juilliard School of Music em Nova York e doutor pela Unicamp. Atuou como solista de orquestras como Qatar Philarmonic, Orquestra de Rosario (Argentina), Orquestra Sinfônica Brasileira, Paraná, Minas, Campinas, Bahia entre outras. É vice-diretor da Escola de Música da UFRN e professor colaborador dos programas de pós-graduação da USP e UFRJ.

Joel de Souza estudou sob a orientação de Zygmunt Kubala no Instituto de Artes da Unesp, onde recebeu o diploma de bacharelado em Música. Cursou o Arts Diploma e Mestrado em performance pela Lynn University Conservatory of Music, EUA, concluindo seu curso de Mestrado em Música em 2006 sob a orientação do violoncelista David Cole. Cursou também o Doutorado em Música pela Unesp, onde é docente de violoncelo. Atualmente é membro da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e membro do Quarteto Camargo Guarnieri.

Kurt Baldwin é professor de violoncelo na University of Missouri - St. Louis, onde o Arianna String Quartet é o quarteto residente desde 2000. Como membro fundador do Arianna String Quartet em 1992, Kurt Baldwin recebeu premiações no Concurso Fischoff, o Concurso Coleman e o Concurso Carmel, e foi laureado no Concurso Internacional de Quarteto de Cordas de Bordeaux em 1999. Participou de turnês na América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e na África do Sul, foi ouvido em transmissões de rádio ao vivo em mais de 125 estações em todo o país e em mais de 35 países.

O violoncelista norte-americano Lars Hoefs, professor de violoncelo e história da música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2013, desempenha e ensina na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Como solista no Brasil, nos últimos anos Lars apresentou concertos de Haydn, Schumann, Saint-Saëns, Lalo, Tchaikovsky, Dvorak, Elgar e Villa-Lobos com orquestras em todo o país. Lars também fez a estreia sul-americana do Concerto para Violoncelo de Korngold, bem como interpretou o papel-título em Don Quixote, de Richard Strauss, com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Lars é um convidado frequente no Rio International Cello Encounters e no Festival Virtuosi em Recife, e em 2009, Lars passou o ano como co-principal violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro sob o maestro Roberto Minczuk. É diretor artístico do Festival de Música Polonesa no Instituto de Artes da Unicamp. Lars fez bacharelado na Northwestern University estudando com Hans Jorgen Jensen, e ambos os cursos de mestrado e doutorado da University of Southern California, em Los Angeles, onde estudou com o ex-spalla da Los Angeles Philharmonic, Ronald Leonard.

Mariana Amaral atua como violoncelista convidada da Osesp desde 2008. - DIVULGAÇÃO
Mariana Amaral atua como violoncelista convidada da Osesp desde 2008. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Mariana Amaral estudou na “Folkwang Universität der Künste” (Essen-Alemanha), na classe dos professores Alexander Hülshoff, Uli Wetteler e Friedemann Pardal. Apresentou-se como solista junto a Barok Orchester Folkwank Universität der KünsteAlemanha. Por dois anos consecutivos foi vencedora do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório. Foi professora de violoncelo do Instituto Elga Marte e Instituto Baccarelli. Pertenceu a importantes orquestras, como, “Staatsorchester Rheinische Philharmonie” e primeiro cello da “Kammeroper Köln”, ambas na Alemanha. Atua como violoncelista convidada da Osesp desde 2008. É violoncelista do São Paulo Piano Quartet e desde 2014, é concertino do naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Matias de Oliveira Pinto estudou na Escola Superior de Música de Berlim (HdK) e na Academia Franz Liszt de Budapeste. Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim, na Faculdade de Música de Münster e frequentemente ministra masterclasses em diversos países. O músico realiza extensas turnês pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais. Diretor Artístico do Festival Celloherbst, na Alemanha, tem se apresentado também como regente em vários países europeus. Gravou CDs pelos selos europeus Academy, Kreuzberg Records, Bella Musica, Hungaroton Classics e Cello Colors. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos