Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Oficinas ensinam sobre Teatro de Objetos

Conteúdo on-line está disponível para todos os interessados, incluindo técnicas de manipulação e iluminação

06 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Oficina, que foi contemplada pela LAB, ensina manipulação direta de bonecos.
Oficina, que foi contemplada pela LAB, ensina manipulação direta de bonecos. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O projeto “Ânima, uma pesquisa sobre o Teatro de Objetos” abriu para todos os interessados o acesso às oficinas desse tipo de arte, conhecida como teatro de animação. O conteúdo está disponível para quem deseja aprender mais sobre a teoria e a prática, incluindo técnicas de manipulação e iluminação. Liderado pela atriz e pesquisadora Jéssica Ullmann, moradora de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul (RS), o projeto foi contemplado por edital com recursos da Lei Aldir Blanc e está disponível no blog jessicaulmann.wixsite.com/anima.

De acordo com Jéssica, as oficinas foram ministradas nos dias 8 e 10 de junho para um público de artistas e estudantes de todo o Brasil, sob responsabilidade de especialistas convidadas por ela. As atividades ocorreram em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), representada pela professora Rossana Della Costa, integrante do Departamento de Artes Cênicas e coordenadora do projeto de extensão Formas Animadas e Educação: o corpo como espaço na formação docente.

O projeto Ânima, afirma Jéssica, tem como objetivo não apenas pesquisar o tema, mas capacitar novos profissionais para a atuação do Teatro de Objetos, e uma das formas de se alcançar esse objetivo é justamente compartilhar o conhecimento gerado, por isso as gravações foram disponibilizadas para todos os interessados.

Outro aspecto é a abrangência, passando pela inclusão. O material inclui tradução em Libras, executada por Rita de Libras, a primeira Drag Queen do Rio Grande do Sul intérprete da Língua Brasileira de Sinais. Jéssica explica que a tradução em Libras e a escolha da tradutora passaram pelo foco na maior diversidade possível.

Jéssica Ullmann é integrante da Companhia de Teatro Entre Linhas, de Novo Hamburgo (RS), onde atua como assistente de produção e atriz.

Manipulare

A oficina Manipulare, ministrada pela artista visual, atriz, palhaça, oficineira, performer e gestora cultural Alice Ribeiro, apresenta os princípios do Teatro de Animação. Alice destaca que o formato atribui o valor de objeto vivo ao inanimado, e exige do ator sua força vital para tornar reais os objetos, criando ambientes fictícios de vida. A atividade também ressalta a importância dos treinamentos do ator, iniciando por perceber seu corpo, neutralizar sua energia e emprestá-la aos objetos, simulando vida e autonomia a eles. Na oficina, Alice Ribeiro detalha, ainda, as diversas técnicas do Teatro de Objetos, passando por manipulação direta, bonecos de mesa e teatro de sombras, entre outras.

Iluminare

A iluminadora, assistente de produção, operadora de som e bailarina de dança do ventre Luana Garcia ministrou a oficina Iluminare. O conteúdo aborda as noções básicas de iluminação cênica, envolvendo conceitos técnicos, históricos e artísticos das diferentes formas de iluminar. Destacando os caminhos da evolução tecnológica, bem como suas aplicações em projetos artísticos, a atividade entra em detalhes como os equipamentos existentes, tipos de lâmpadas e efeitos de cor, a percepção da luz como parte do objeto cênico, a operação e a elaboração de um projeto de luz. O espetáculo “Khalen” foi estudado como exemplo, por conta de seus objetos cênicos construídos como parte integrante do cenário e da iluminação. (Da Redação)