Buscar no Cruzeiro

Buscar

Música

Sorocabanos vencem Prêmio Dynamite 2021

Banda Wry ganhou como "Melhor Lançamento de Indie Rock" e Som do Darma, na categoria "Melhor Evento"

02 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Integrantes da banda junto comemoram a premiação com o técnico de som João Antunes.
Integrantes da banda junto comemoram a premiação com o técnico de som João Antunes. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A banda sorocabana Wry conquistou o Prêmio Dynamite de Música Independente 2021 de “Melhor Lançamento de Indie Rock”, com o disco “Noites infinitas”. Quem também levou o Dynamite foi o sorocabano Eliton Tomasi, da produtora Som do Darma, na categoria “Melhor Evento” pela realização do “Roadie Crew Online Festival”, em parceria com a revista Roadie Crew. O Dynamite é considerado a maior e mais tradicional premiação da cena musical brasileira.

De acordo com o vocalista e guitarrista Mario Bross, a premiação do Dynamite só cresce a cada ano. Nesta edição, foram mais de dez mil votantes. Mario lembra que no ano passado quem venceu na mesma categoria foi a banda paulistana O Terno, de São Paulo.

Além desta nova conquista, desde a estreia do álbum, em 30 de outubro de 2020, o trabalho apareceu em várias listas de melhores do ano de sites e blogs, com algumas de suas músicas no top 10 de rádios alternativas americanas e brasileiras. Também alcançou a posição 145 no Top 200 da Nacc em novembro do ano passado nos Estados Unidos, que é a parada musical alternativa daquele país.

O disco “Noites infinitas” tem dez faixas, em português e inglês, e é o primeiro lançado pela gravadora norte-americana OAR (Boogarins, Particle Kid), e sexto de estúdio da banda. Mario afirma que as músicas exploram temas de ansiedade, desespero e caminhos não convencionais em direção à esperança enquanto se vive no mundo dividido de hoje.

Todo o material foi ensaiado no próprio estúdio da banda, Deaf Haus, que fica na rua Aparecida em Sorocaba, e foi onde em 2019, o arranjaram e gravaram. Como o espaço pertence à banda, o grupo conseguiu, dividido em vários períodos durante o ano, finalizar o trabalho. A produção é assinada por Mario Bross. A gravação, mixagem e masterização foram feitas por João Antunes.

Além de Mario, fazem parte da banda Lu Marcello (guitarra), William Leonotti (baixo) e Italo Riber (bateria). Interessados em ouvir “Noites infinitas” podem acessar o link https://spoti.fi/3lue0AP.

“Melhor evento”

Eliton Tomasi, da produtora Som do Darma, também foi premiado. - DIVULGAÇÃO
Eliton Tomasi, da produtora Som do Darma, também foi premiado. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Premiado na categoria “Melhor Evento” com o “Roadie Crew - Online Festival”, Eliton Tomasi publicou em suas redes sociais que “esse prêmio não é só da Roadie Crew, da Som do Darma e de toda equipe do festival, mas é um prêmio do heavy metal brasileiro.”

O evento on-line, realizado mensalmente, tem a missão de celebrar e promover o trabalho das bandas brasileiras e fortalecer a cena do heavy metal nacional com transmissão streaming-live pelo canal da Roadie Crew no Youtube. Em 15 edições, o “Roadie Crew Online Festival” já apresentou mais de 250 bandas de heavy metal do Brasil.

Vale citar que a revista Roadie Crew venceu na categoria “Melhor revista, fanzine, site, blog ou coluna.

Em sua edição de 2021, a curadoria do Prêmio Dynamite reuniu aproximadamente 400 trabalhos que foram destaque no ano de 2020 divididos em 19 categorias, abrangendo todo o âmbito da música independente de todos os Estados brasileiros. Após o período de votação, que computou mais de 10 mil votos entre os meses de maio e junho de 2021, os vencedores foram conhecidos na cerimônia de premiação que aconteceu no dia 29 de junho, no Teatro Sergio Cardoso em São Paulo. O evento também foi transmitido on-line através da plataforma Cultura Em Casa.

O Prêmio Dynamite 2021 foi realizado pelo produtor André Pomba Cagni, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAC Programa de Ação Cultural, Governo Federal, Lei Aldir Blanc e Amigos da Arte.

Outros ganhadores

Emicida (Personalidade do Ano), Vivendo do Ócio (álbum “Vivendo do ócio” - Melhor Lançamento de Rock), Sepultura (álbum “Quadra” - Melhor Lançamento de Heavy Metal), Mato Seco (“Resistir sempre vencerá Ao Vivo” - Melhor Lançamento de Reggae), Gatunas (“Gato de rua” - Melhor Lançamento de MPB), entre outros. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos