Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Oficinas gratuitas recebem inscrições

São nove opções disponíveis para os encontros, que serão on-line, ao vivo, pela plataforma Zoom

27 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO)

Nove oficinas culturais estão com inscrições abertas, para início em julho. Oferecidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secult), as aulas são gratuitas e acontecerão, ao vivo, pela plataforma Zoom.

As oficinas são as seguintes: Ouvindo o Cinema com os Olhos; As Bases de um Roteiro; Quando falamos sobre Mediação de Leitura sobre o que dialogamos?; Dobrar histórias: Origami e Narrativas; Poéticas de Si: Só para Mulheres; Marketing Digital uma introdução; Level One Street Dance; Jogos Teatrais e a Experiência do Ensino; e Economia da Cultura, Economia Criativa e Economia Solidária Articuladas podem promover o desenvolvimento socioeconômico local?

Sobre as oficinas

A oficina “Ouvindo o Cinema com os Olhos” acontecerá no dia 5 de julho, das 18h às 20h, sob a coordenação de Reynaldo Leite, e será voltada ao público em geral. Na atividade, os participantes vão conhecer mais sobre a trilha sonora, um dos elementos do cinema que permite identificar, por meio de ritmos e melodias, o que aquela narrativa pretende retratar nas salas de cinema, causando efeito, impacto psicológico e permitindo ao público vivenciar o momento de forma única.

No dia 7 de julho, das 18h às 21h, a população poderá participar da oficina “As Bases de um Roteiro”, com Romeu Di Sessa. A ideia é mostrar quais são os elementos principais de uma trama, quais as peças que montam uma história, sem as quais nenhuma ideia se sustenta. O palestrante dará um plano geral sobre tópicos da linguagem, como premissa/tema/temática, estrutura em três atos, midpoint, clímax e resolução, métrica, entre outros.

Romeu Di Sessa vai falar sobre "As Bases de um Roteiro". - DIVULGAÇÃO
Romeu Di Sessa vai falar sobre "As Bases de um Roteiro". (crédito: DIVULGAÇÃO)

Outra oficina será “Quando falamos sobre Mediação de Leitura sobre o que dialogamos?”, com Penélope Martins e mediação de Felínio Freitas, no dia 14 de julho, das 18h às 20h. Realizar mediação de leitura é criar ponte entre livros e leitores. O intuito da oficina é tratar sobre quais os processos envolvidos na mediação de uma obra literária, qual a relação entre as escolhas éticas, estéticas, afetivas e políticas envolvidas num processo de mediação, entre outros assuntos.

Outra opção é a oficina “Dobrar histórias: Origami e Narrativas”, com Marcio Grou, que será realizada no dia 16 de julho, das 14h às 16h, voltada a professores, educadores e interessados em geral, a partir dos 16 anos. A ideia da atividade é ampliar o conhecimento do público nesta técnica transdisciplinar e pedagógica no incentivo à leitura, narração de histórias e artes manuais.

Já nos dias 19, 21, 26 e 28 de julho, das 18h às 20h, ocorre a oficina “Poéticas de Si: Só para Mulheres”, com Erica Cunha, voltada às mulheres cis ou trans. Na atividade pretende-se tratar do melhor método de autocuidado, a partir das práticas experimentadas, que poderá auxiliar a mesma no cotidiano. As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de julho.

Pessoas com idade a partir de 16 anos poderão se inscrever para a oficina “Marketing Digital uma introdução”, sob a coordenação de Ju Dias. Os participantes serão organizados em três grupos: Turma A (com aulas nos dias 20 e 22 de julho, das 14h às 16h), Turma B (dias 21 e 23 de julho, das 10h às 12h) e Turma C (dias 26 e 28 de julho, das 14h às 16h). O objetivo é apresentar as principais redes sociais e suas ferramentas, ajudar a criar ou melhorar o perfil “comercial” de artistas e coletivos, bem como utilizá-las de forma estratégica, aumentando o engajamento com o seu público, de forma clara, simples e econômica. As inscrições poderão ser feitas até dia 11 de julho.

Nos dias 20, 22, 27 e 29 de julho, 14h às 16h, o público com idade a partir de 16 anos poderá participar da oficina “Level One Street Dance”, com Matheus Mira. A atividade abordará as expressões corporais que deram origem às linguagens da dança, a partir das nomenclaturas e contextos históricos, como o Hip Hop, popping e house dance. As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de julho.

Outra opção é a oficina “Economia da Cultura, Economia Criativa e Economia Solidária Articuladas podem promover o desenvolvimento socioeconômico local?”, que ocorrerá no dia 21 de julho, das 18h às 20h, sob a coordenação de William Retamiro. O público-alvo serão integrantes e participantes de coletivos culturais e afins, gestores públicos, representantes da sociedade civil, estudantes de nível médio e superior, além de demais interessados no tema.

Por fim, no dia 28 de julho, das 18h às 21h, será realizado o workshop “Jogos Teatrais e a Experiência do Ensino”, com Carla Marco, voltada a educadores e interessados em geral. A proposta é apresentar o Jogo Teatral como ferramenta de humanização do ensino formal (on-line ou presencial).

Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas no site http://poiesis.org.br/maiscultura, pelo e-mail [email protected] ou, ainda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone da Escola de Cultura e Artes Ettore Marangoni: (15) 3202-5003. Os formulários de inscrições também podem ser encontrados no link https://is.gd/hl0ngB. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos