Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Cultura brasileira é tema de websérie da Tempo de Brincar

"Da mata para a tela" mistura música, teatro e contação de histórias

26 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Série educativa tem quatro episódios e pode ser vista pelo YouTube.
Série educativa tem quatro episódios e pode ser vista pelo YouTube. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

“Da mata para a tela” é a nova websérie criada pela Cia. Tempo de Brincar, que a convite do Sesc Taubaté, produziu de forma artesanal em sua casa/estúdio/ateliê, episódios que misturam música, teatro de bonecos, narração de histórias, além de atividades de artes visuais criada pela dupla de artistas artista visual e atriz Elaine Buzato e pelo músico e compositor Valter Silva.

Exibida através do canal do YouTube do Sesc Taubaté (www.youtube.com/user/sesctaubate), a série tem quatro episódios com um repertório que inclui cenas, histórias e canções que a Cia. Tempo de Brincar coleciona em seus quase 20 anos de carreira, como “A lenda do boitatá”, “Cantos de assombração”, “Coisas de saci”, e no quarto episódio -- que pode ser conferido no próximo sábado (26), às 10h -- apresenta uma história inédita: “A iara e o saci”, espetáculo de teatro de bonecos, que estreia como filme, mas que a dupla pretende aperfeiçoar e apresentar ao vivo quando a pandemia passar.

O quadro “Fazendo arte com artistas populares”, criado e apresentado por Elaine Buzato, convida o público a exercitar a criatividade e colocar a mão na massa para criar fantoches, máscaras e esculturas de massinha, e ao mesmo tempo apresenta referências de diversos artistas e formas de arte popular como o os Teatros de Mamulengos, a arte naïf, máscaras dos palhaços das Folias de Reis, e artistas como Seu Geraldo Tartaruga, que viveu em São Luiz do Paraitinga. (Da Redação)