Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

A arte como inclusão

De forma voluntária, artistas participam de projeto que leva atividades culturais a moradores de rua em Votorantim

25 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A exibição do filme
A exibição do filme "Ouvidos calados", de Mauro Baptistela, é uma das atividades programadas. (Crédito: RICARDO CAMARGO / DIVULGAÇÃO)

Apresentação de mágica, de música, sessão de cinema, workshop de teatro e de desenho são algumas das opções oferecidas por 16 artistas de cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) com o intuito de proporcionar a pessoas em situação de rua um contato mais estreito com manifestações culturais. A ação faz parte do projeto “Doe uma arte”, iniciativa da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda.

A proposta faz parte do Programa Reviver, que visa o resgate da cidadania daqueles que estão em situação de rua em Votorantim. Atualmente 12 pessoas são atendidas no Centro Esportivo Recreativo Municipal Aldovir Gori (Cermag), que foi transformado em espaço provisório de acolhimento desde o dia 1º de junho. Com o lema “Cultura também é Acolhimento”, o objetivo é levar arte e mais bem-estar à população sem teto.

Resgate da cidadania é um dos objetivos do programa, diz Marcelo Domingues. - Pedro Negrao / Aquivo JCS
Resgate da cidadania é um dos objetivos do programa, diz Marcelo Domingues. (crédito: Pedro Negrao / Aquivo JCS )

De acordo com o secretário de Cultura Marcelo Domingues, a ideia do projeto partiu do princípio que a Cultura tem de estar presente em todos os aspectos da vida. “Tem de estar em todos os lugares e ser oferecida a todas as pessoas. A cultura é irmã-gêmea da educação e da transformação para melhor das pessoas. Então é uma ferramenta indispensável. E a população que mora na rua tem mais dificuldade para ter acesso a essas atividades culturais”, afirma.

Marcelo destaca que a proposta começou com exibição de filmes em um telão, por meio de um projetor. As pessoas assistiram aos longas-metragens em cadeiras e ganharam de presente pipoca. “Mas entendemos que os artistas se mobilizando, poderiam levar mais coisas além do cinema e deu certo. Montamos uma agenda bacana, com várias linguagens envolvidas. Estamos fazendo em média duas atrações por semana.”

A iniciativa tem proporcionado aconchego através da arte e feito com que os acolhidos tenham mais prazer de frequentar o local. Artistas interessados em colaborar podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura pelo telefone (15) 3243-1191, ou Whatsapp, e também pelo e-mail [email protected].

Doadores

Entre os artistas doadores de arte estão Helio Garcia Junior (show acústico), Augusto Torrine (espetáculo de mágica), Júlio César Andrello Travassos da Costa (show MPB e pop rock), Guilherme Augusto (arraiá sertanejo e stand up), Marcio Mendes Mariz (show teclado e violão), Nanaia de Simas (workshop de teatro), Dah Fiore (workshop de desenho), Mauro Baptistela (projeção do filme “Ouvidos calados”), Clidemir Leandro dos Santos Filho (show MPB, sertanejo, xotes e forró), Alexandre Malhone (apresentação circense), Marcelo Domingues (DJ Balada Flashback), Thamires Camargo Alves (show com violão, piano e três vocais), Alexandre Carneiro Lima (musical com ukelele), Adrieli Cristina Locatelli (show acústico pop rock). Também foram oferecidas terapia ocupacional, com Thaís Messias, e dinâmica ocupacional, com Mayra Pedroso D’Ávila.

Programação

Diversas atividades já foram realizadas desde o dia 4 de junho. Hoje terá apresentação de música, com Adrieli Cristina Locatelli. No domingo, os acolhidos poderão conferir clássicos do rock com Hélio Garcia Júnior. Na próxima, o cantor Júlio César Andrello Travassos apresenta um show no estilo voz e violão. Dia 1º de julho tem apresentação do artista circense Alexandre Malhone. Na sequência da agenda, dia 6 de julho terá dinâmica com Mayra Pedroso d’Ávila. Dia 8 tem apresentação musical com Márcio Mendes Mariz. Já para o dia 29 de julho está programada uma Balada Flashback, com Marcelo Domingues de DJ.

Reviver

O Programa Reviver começou a ser estruturado no início do ano pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), com pessoas em situação de rua sendo convidadas a visitar as dependências do Cermag, durante as abordagens semanais feitas por assistentes sociais e cuidadores vinculados à Seci. O resultado desse trabalho de acolhimento ocorreu em virtude de uma parceria em conjunto com as secretarias de Desporto, Saúde, e de Cultura, Turismo e Lazer.

A estrutura do Cermag conta com 20 camas distribuídas pela quadra, mantendo um distanciamento seguro devido à pandemia do novo coronavírus. No local, as pessoas em situação de rua têm cobertores e travesseiros. Chuveiros e banheiros foram colocados à disposição para a higiene pessoal. O governo municipal também oferece alimentação.

Também a Secretaria de Saúde atuará diariamente junto às pessoas em situação de rua, que serão acompanhadas no local por um profissional. (Daniela Jacinto)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos