Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eduare

A tecnologia para conter a cola on-line

25 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Plataformas contra cola e uso da câmera para monitorar o aluno são algumas das estratégias das escolas.
Plataformas contra cola e uso da câmera para monitorar o aluno são algumas das estratégias das escolas. (Crédito: PIXABAY.COM)

A mensagem no WhatsApp virou o novo “dar uma olhadinha na prova do colega” e a pesquisa no Google substitui os rabiscos de fórmulas e datas na borracha. Não é de hoje que a “cola” faz parte da rotina escolar. Com o ensino remoto, a prática mudou de plataforma e os testes virtuais feitos em casa abriram espaço para a troca de informações. Após um ano de aulas on-line, em que as notas dos alunos subiram inexplicavelmente, colégios agora sofisticam avaliações para dificultar fraudes.

As provas “anticola” no ensino remoto usam ferramentas tecnológicas que avisam se um aluno abre novas abas e monitoram o tempo em que leva para fazer o teste, destaca o Estadão As escolas também passam a exigir câmeras abertas durante as provas. Em uma frente menos Big Brother, colégios investem em questões discursivas ou avaliações sobre trabalhos -- modelos menos “copiáveis”.

“É importante mostrar a seriedade do momento da prova”, diz Andrea Godinho, coordenadora do ensino médio do Colégio Poliedro. No início do ano, a escola passou a aplicar avaliações em uma plataforma que embaralha as alternativas. A ferramenta também ajuda o professor a verificar se o texto de uma resposta discursiva se parece com o de outro aluno. A coordenação sabe que controle total é impossível.

Quando um estudante abre outra aba na internet durante a avaliação recebe um alerta -- o professor também fica sabendo. São registradas ainda informações sobre quanto tempo o aluno permaneceu em outra página, que horas iniciou a prova e quando terminou. O que será feito com esses dados depende das políticas de cada escola. Além disso, é possível obter rapidamente informações sobre as questões consideradas mais difíceis pelos estudantes - o que ajuda a pensar em novas estratégias de aprendizagem.

“Na escola você não poderia abrir uma aba do Google. No vestibular também não”, diz Daniele Balsan, de 15 anos, aluna do 1º ano do Poliedro. Ela garante não colar, mesmo antes da inauguração da nova plataforma, e diz que fazer a prova sem consulta ajuda a persistir para encontrar as respostas -- como teria de fazer em um teste presencial.

Nem todos têm a mesma honestidade. E a prova disso é que as escolas perceberam aumento das notas dos alunos no ano passado. “Houve ligeiro deslocamento da curva (de notas) que não explicamos como variação normal de crescimento do aprendizado”, diz Renato Júdice, diretor do Colégio Rio Branco, na região central de São Paulo. A explicação mais provável é a cola, segundo o colégio.

Parte dos pais reclama da falta de controle nas provas on-line e aponta o risco de que os estudantes acabem mal avaliados. Por outro lado, alguns colégios têm de fazer campanhas com as famílias para evitar que passem informações aos alunos na hora da prova. Há casos de pais que respondem no lugar dos filhos porque não admitem que eles errem e até estimulam a cópia.

O Rio Branco também passou a usar uma plataforma de testes, a Eduqo, e acrescentou a regra de que os alunos mantenham as câmeras abertas durante as avaliações. Segundo Júdice, as estratégias como embaralhamento das questões, análise do tempo gasto, monitoramento de abas e câmera aberta se somam às atividades menos rígidas -- chamadas avaliações formativas -- para tentar chegar a resultados mais fiéis sobre o que o aluno de fato aprendeu. (Da Redação com Estadão Conteúdo)