Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Bate-papo on-line e workshop debatem o mito de Medeia

24 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
José Rubens Incao comandará um bate-papo virtual no dia 5.
José Rubens Incao comandará um bate-papo virtual no dia 5. (Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS)

O pesquisador de mitologia e contador de histórias José Rubens Incao realiza no dia 5 de julho, das 19h30 às 21h, um bate-papo virtual sobre mitologia grega, com o tema “O mito de Medeia”. O bate-papo será transmitido pelo Google Meet, sendo que o link será enviado para o e-mail do participante. Interessados já podem fazer as inscrições no site https://forms.gle/ pQ48tFx9VP3Z8pMU9. A atividade é uma contrapartida do projeto “Em busca de um terreno no Teatro-Dança para Medeia”, do proponente Valter Chanes, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba de 2019. Também como contrapartida, está marcado para acontecer, nos dias 15 e 22 de julho, das 19h às 22h, o workshop de literatura “Dramas comoventes, mulheres extraordinárias”. Igualmente por transmissão pelo Google Meet, o workshop tem coordenação da professora, poeta e escritora Sueli Aduan. As inscrições podem ser feitas no link https://forms.gle/ h5rL7dTZ5vaNwtzYA.

Na programação do bate-papo, a ideia é fazer uma análise de Medeia, das relações de poder e de como a tragédia ilustra os paradoxos do ser mulher na sociedade, além de apresentar metáforas de situações de subordinação, percebendo jogos de poder entre masculino e feminino.

Já o workshop de literatura levará o participante a refletir sobre as conquistas e necessidades das mulheres nos dias atuais. Possibilitará também aos participantes a possibilidade de criar seus próprios textos com maior segurança, criatividade com desenvoltura, criando diálogos, cenas de época em que a história se passa, tendo como protagonista um dos personagens do mito de Medeia. (Da Redação)