Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Ronaldo Fraga abre edição on-line da SPFW

22 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Fraga se inspirou na cultura popular.
Fraga se inspirou na cultura popular. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Começa amanhã (23) mais uma edição da São Paulo Fashion Week, com o título Festival SPFW + Regeneração e, novamente, será em formato on-line e poderá ser acompanhado pelo site do evento (spfw.com.br). Com curadoria de Marcello Dantas, o evento de moda, que segue até domingo, 27, conta com a participação do projeto Sankofa, o coletivo criado pela plataforma Pretos na Moda que reúne estilistas negros dos ateliês Mão de Mãe, Az Marias, Meninos Rei, Mile Lab, Naya Violeta, Santa Resistência, Silverio e Ta Studios. Além de novos nomes, designers veteranos também estarão na edição, como Gloria Coelho, Isabela Capeto, João Pimenta e Ronaldo Fraga, que conversou com o Estadão, por telefone, de seu apartamento em Belo Horizonte.

Imunizado com a primeira dose de vacina contra a Covid, o mineiro Ronaldo Fraga, 53 anos, conta que ficou mais de um ano no isolamento social e que saiu dele, com toda a segurança necessária, para criar sua nova coleção, a ser apresentada, em formato de curta-metragem, na abertura da SPFW. Amante da cultura em seus mais variados níveis, Fraga foi novamente vasculhar lugares distantes e tirar dali a inspiração para seu trabalho. Para isso, percorreu o Cariri cearense e se encantou por histórias do povo e tudo o que ele produz.

“Eu digo que essa é a melhor parte de fazer uma coleção, porque é a oportunidade que se tem de mergulhar em um universo que não é o seu”, afirma o estilista.

“Essa coleção, que chamo de Terra de Gigantes, parte de um olhar reverente aos mestres do Cariri cearense”, conta Fraga que, para realizar seu trabalho, contou com um projeto capitaneado pelo Sesc do Ceará em parceria com o setor de moda do Senac. “Eu tive alunos me acompanhando no processo de montagem da coleção”, explica. Com a distância e a pandemia para complicar um pouco, foi necessária a realização de encontros virtuais, que ocorreram semanalmente por dois meses. (Da Redação com Estadão Conteúdo)