Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Livro sobre Aldo Vannucchi é lançado hoje

Obra gratuita resgata trajetória do educador que trabalhou intensamente para a construção da Uniso

18 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
História do professor Vannucchi é intimamente ligada com a educação.
História do professor Vannucchi é intimamente ligada com a educação. (Crédito: EMIDIO MARQUES / ARQUIVO JCS)

“Simplesmente ALDO VANNUCCHI e sua história de vida” é o título do livro que o professor Roberto Samuel Sanches lança hoje, às 19h30, em evento on-line pelo canal da Uniso no Youtube. Publicada pela Eduniso, a obra detalha aspectos pessoais e profissionais vividos pelo educador e escritor Aldo Vannucchi, cujo nome é referência em Sorocaba por ter se empenhado na luta pela criação da primeira e ainda única universidade que tem suas raízes no município, a Uniso. Interessados podem adquirir o livro gratuitamente por meio de download no site http://unisos.uniso.br/eduniso.

O autor Roberto Samuel conta que obra surgiu a partir do projeto “Narrativas Compartilhadas”, desenvolvido por ele em seu canal no Youtube. Trata-se de um espaço de entrevistas, onde o foco são temas como teatro, arte e educação. O professor Aldo foi um dos entrevistados, porém uma única entrevista de 60 minutos não foi o suficiente. Foram necessárias muitas delas, que posteriormente foram acrescidas de pesquisa documental e resultaram na biografia. A transcrição de todas as entrevistas, na íntegra, pode ser encontrada no capítulo 13. Também há indicação de todos os links dessas entrevistas, para quem preferir assisti-las pelo Youtube.

“Conheço o professor Aldo desde criança. Morei próximo dele e acompanhei de perto sua trajetória, desde os momentos que ainda era padre e estava sempre no seminário. Ele já era um nome conhecido em Sorocaba por ter uma cabeça muito aberta e minha mãe, mesmo não sendo católica, falava muito dele, o que me chamou a atenção para reparar mais em sua figura”, conta, lembrando que sua admiração ao professor Aldo começou nessa época, período que se tornou muito popular na cidade devido a sua oratória, sendo comparado ao padre Vieira.

Roberto Samuel Sanches, autor do livro que nasceu de uma série de entrevistas. - PEDRO NEGRÃO / ARQUIVO JCS
Roberto Samuel Sanches, autor do livro que nasceu de uma série de entrevistas. (crédito: PEDRO NEGRÃO / ARQUIVO JCS)

Mais tarde, Roberto Samuel teve a oportunidade de assistir aulas de Vannucchi, quando era aluno da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi), onde lecionava. “Ele não foi meu professor, mas eu já escapava para assistir suas aulas em outra turma”, conta, explicando que Vannucchi tinha um jeito diferenciado de dar aulas.

Já formado, Roberto Samuel conviveu bem de perto com Vannucchi, trabalhando junto por 34 anos. Primeiro, quando começou como professor no colégio, antigamente conhecido como Dom Aguirre. Posteriormente, na Uniso, onde teve várias funções e chegou a ser pró-reitor de graduação. “E se contar o meu período de estudante, são 40 anos”, contabiliza. Para Roberto Samuel, é uma honra muito grande escrever sobre Vannucchi. “O livro busca registrar, principalmente, a história de um grande educador brasileiro que Sorocaba e região têm e devem orgulhar-se. Um homem que teve sonhos e conseguiu realizá-los, mesmo com dificuldades, é a história de um homem feliz”, afirma.

Vannucchi

Aldo Vannucchi tem atualmente 92 anos. Durante sua trajetória, fez mestrado em Teologia e Filosofia, e vários cursos de especialização em universidades européias como a de Roma, Genebra e Louvain, na Bélgica. Foi professor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (Fafi), Fundação Dom Aguirre, entre outras escolas de Sorocaba. A partir de 1988, ele passou a se empenhar na luta para a criação da Uniso, que foi reconhecida em setembro de 1994 e da qual foi reitor até 2010.

Essa história é um orgulho para Vannucchi. Aliás, como homenagem, a Cidade Universitária leva seu nome. “Entrei na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi) como professor em 1958. Essa faculdade nasceu para formar professores pois Sorocaba, até 1958, tinha apenas professores normalistas, não tinha professores de grau superior. Havia uma ou outra exceção”, conta.

Conforme o educador, pouco a pouco a faculdade onde trabalhava foi crescendo e chegou a possibilidade de se pensar na criação de uma universidade. “Sorocaba estava atrasadíssima nesse aspecto e o projeto da Uniso levou seis anos de luta, às vezes com forças contrárias, mas acabou sendo vitoriosamente aprovado”, afirma. “E eu insisto: a Uniso é a universidade de Sorocaba, que foi criada aqui, tem raiz aqui. Temos outras mas que vieram de fora. A Uniso nasceu da comunidade sorocabana e regional e é nesse sentido que procura fazer seu trabalho hoje. Está aí a grande expressão da vontade da nossa cidade, da nossa região, e ela é dedicada ao ensino, pesquisa e extensão. Hoje é uma universidade que oferece mais de 60 cursos de graduação, quatro mestrados, quatro doutorados... Temos os mais variados cursos, que podem satisfazer os sonhos de inúmeros jovens estudantes da nossa cidade e região.”

Vannucchi, que passou toda a sua vida se dedicando à Educação, avalia que o Brasil ainda caminha a passos lentos nessa área.

Conforme ele, é preciso ter esperança, mas não baseada em slogans. “Não é ficar esperando, mas pegar em armas como livro, leitura, relacionamento social, meditação, fé. Com todos esses recursos é que chegamos lá. Posso não ver isso pessoalmente mas muitos milhões chegarão a esse patamar e verão que valeu a pena. Minha convicção é que o Brasil consegue sim”, diz.

O educador fala não apenas na educação formal, mas no seu sentido pleno, que compreende também o ambiente familiar. “Então a educação tem de acontecer primeiramente na família, depois na escola. Em seguida vem o lado social. Sorocaba, por exemplo, o que Sorocaba oferece para o jovem, o adolescente no sentido de crescimento pessoal, de subir mais degraus? É uma pergunta que faço. Sorocaba vai completar 367 anos em 15 de agosto. Será que essa comemoração vai celebrar progressos na área da Educação? O que estamos fazendo para que a família, a escola e a própria sociedade sorocabana promova o nível educacional da nossa gente?”. (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos