Buscar no Cruzeiro

Buscar

Luto no jazz

Raul de Souza, lenda do jazz brasileiro, morre na França aos 86 anos

Músico morreu neste domingo (13), em decorrência de um câncer na garganta

14 de Junho de 2021 às 09:58
Estadão Conteúdo [email protected]
Músico Raul de Souza
Trombonista era considerado um dos maiores do mundo. (Crédito: Reprodução Facebook / @rauldesouzaofficial)

O trombonista Raul de Souza, considerado um dos maiores do mundo, morreu neste domingo (13), aos 86 anos, na França, em decorrência de um câncer na garganta. A notícia foi confirmada pela família do músico, por meio de redes sociais. "O nosso herói brasileiro partiu para eternidade, deixando pra todos seu maior legado, sua música. Agradecemos imensamente o apoio que todos vocês sempre manifestaram", diz o comunicado.

A morte do trompetista foi lamentada nas redes sociais por João Bosco, que escreveu: "meus sentimentos e solidariedade à família". Marcos Valle também se manifestou: "meus respeitos à Música que Raul de Souza sempre criou, e meus sentimentos à família e amigos. Que Deus o tenha".

Raul de Souza é conhecido por ter criado o "Souzabone", um modelo de trombone elétrico com quatro varas, desenvolvido a partir do tradicional de três varas.

O nome artístico de Raul, registrado no cartório como João José Pereira de Souza, foi uma sugestão de Ary Barroso. Ele teve o seu primeiro disco gravado em estúdio em 1957, como membro da banda Turma da Gafieira, ao lado de músicos como Sivuca e Altamiro Carrilho.

Após colaborar com Baden Powell, Sérgio Mendes e Milton Nascimento, o primeiro disco solo de Raul de Souza, À Vontade mesmo, foi lançado em 1965. Em seguida, o músico morou no México e nos Estados Unidos, antes de se mudar definitivamente para a França, nos anos 90.