Língua Portuguesa
ABL finaliza a 6ª edição do Vocabulário Ortográfico on-line
A nova versão é uma atualização da quinta edição que está disponível para consulta no site da academia
A sexta edição on-line do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa tem lançamento previsto para 20 de julho, dia do aniversário da Academia Brasileira de Letras (ABL).
A informação foi dada nesta quinta-feira (10), data em que se comemora o Dia da Língua Portuguesa, pelo professor Evanildo Bechara, diretor de Lexicografia e Lexicologia da ABL.
A nova versão é uma atualização da quinta edição que está disponível para consulta no site da academia. “Estamos ultimando as palavras novas, que são mais de mil”, diz o professor, que ocupa a cadeira nº 33 da ABL. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa tem 370 mil palavras.
Palavras escritas
A ABL, como outras academias, tem um vocabulário que é a relação das palavras escritas. Outras academias também têm seu dicionário que, além de registrar a forma de escrever as palavras, ainda traz outros significados delas. “O que compete à academia é como a palavra deve ser escrita”, informa Bechara.
Dentre as mais de mil palavras inseridas na nova edição do vocabulário ortográfico, estão termos técnicos, de gíria e palavras das mais diversas disciplinas do saber.
Segundo o professor, há palavras advindas da pandemia de Covid-19 e de toda atividade humana nas áreas de medicina, engenharia, filosofia, literatura, por exemplo.
“Essas palavras não estavam registradas e passam a ser registradas agora. A sexta edição é a relação completa, na medida do possível, de todas as palavras usadas em uma determinada época de nossa vida cultural”.
O professor adiantou que já está trabalhando no Dicionário de Machado de Assis. “É uma relação completa de todas as palavras e expressões usadas por Machado de Assis em sua longa trajetória de escritor, de comentarista”. Ele ressaltou, por outro lado, que o trabalho é só ortográfico, por enquanto. “A nossa preocupação é com a maneira de escrever corretamente a palavra”. (Da Redação e Agência Brasil)