Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Sandra Fidalgo reúne quarteto de cordas e piano em live

Cantora portuguesa e radicada em Sorocaba faz, hoje, terceira apresentação da série

05 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
No show, beneficiado pelo ProAc, Sandra apresenta músicas autorais.
No show, beneficiado pelo ProAc, Sandra apresenta músicas autorais. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Na terceira live da série que tem realizado, a cantora, compositora e instrumentista Sandra Fidalgo reúne músicos convidados para o show “Sandra Fidalgo -- String Quartet Project” que acontece hoje (5), às 18h (22h em Portugal) no canal do Youtube da Opus Produções Musicais.

O projeto que une o quarteto de cordas da Opus Produções Musicais traz músicas autorais da cantora e releituras em arranjos exclusivos para piano produzidos pelo convidado especial da live, o maestro e instrumentista Jether Garotti Jr, que tem trabalhos musicais já realizados para grandes nomes da música internacional e nacional como Milton Nascimento, Toquinho, Zizi Possi, entre outros.

A apresentação virtual faz parte do projeto Sandra Fidalgo -- Intervenções Brasileiras, contemplado por meio do ProAC Expresso e viabilizado com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc. A produção é da Opus Produções Musicais, do maestro e produtor cultural Milton Ferreira Junior. A live desse projeto também acontece no dia 19 de junho, no mesmo horário.

Segundo a cantora, a gravação desse show é algo bastante significativo. “Falar deste projeto com o Quarteto de Cordas e com os incríveis arranjos do grande arranjador e pianista Jether Garotti Jr é uma alegria para mim, é a realização de um sonho; a forma como o quarteto escutou minha música com os arranjos do Jether ficou uma coisa única, muito autêntica; o Jether entendeu muito bem a forma como eu sinto a música e tratou a minha música autoral com todo carinho, com todo respeito e abriu o universo das minhas próprias canções”, comenta.

“Temos também um show de MPB de grandes compositores brasileiros e também de Portugal e os arranjos uniram essas duas culturas de forma única e muito própria, e cantar com esses arranjos e com este Quarteto incrível foi uma das melhores experiências musicais que eu já tive. Eu acho que vocês vão adorar esses dois show”, acrescenta.

Sandra Fidalgo nasceu em Lisboa, é filha de mãe portuguesa e de pai angolano - famoso jogador de futebol nos anos 60, Yaúca. Iniciou sua carreira como cantora profissional aos 19 anos, participando de apresentações e gravações com grandes nomes do meio artístico português, como Paulo de Carvalho, Delfins, Tito Paris, Sérgio Godinho, Jorge Palma, Rui Veloso, entre outros.

Em 2006, lançou seu primeiro CD, “Diário Azul”, com 14 músicas, com letras e músicas de sua autoria. Em 2008 produziu ‘Natural’, seu segundo CD, com 11 composições também de sua autoria, com músicas tocadas em novelas portuguesas. Depois veio em 2012 o terceiro CD “Agora” composto por 12 músicas próprias, todos os trabalhos com edição independente em Portugal.

Vivendo no Brasil desde 2014, já participou de shows de Rosa Passos, Gilson Paranzetta, Marco Pereira, e realiza shows interpretando músicas de sua autoria, além de fados e temas da música popular brasileira. Em 2019 lançou em parceria com o acordeonista Toninho Ferragutti o álbum Paisagem Verde. Em 2021 também lançou o single “Tecidos & Missangas”, com o compositor português Luiz Caracol.

Jether Garotti Jr, maestro, instrumentista e arranjador assinou trabalhos como assistente de direção musical em projetos com Milton Nascimento, Nana Vasconcelos, Toquinho, Jane Duboc, e grandes nomes da música nacional e internacional. É maestro arranjador e instrumentista há 30 anos da cantora Zizi Possi, onde participou nos últimos 13 CD’s de sua carreira, dentre eles “Per Amore” e “Pra Inglês ver....e ouvir”, colecionando diversos prêmios e indicações como no 1st Latin Grammy Awards, indicado ao prêmio de “Melhor Disco de MPB” de 2000 com o CD “Puro Prazer”. Maestro arranjador do projeto “Concerto para Piano e Voz‘ com Zizi Possi, tour nacional do show “Minas em Mim” com Jane Duboc e tour nacional do show “Besame Mucho” com o tenor brasileiro Fernando Portari.

Por sua vez, o Quarteto de Cordas da Opus Produções Musicais, é formado por músicos de Sorocaba, sendo eles Rodrigo de Morais Silva (violino), Wesley Oliveira da Silva (violino), Matheus Henrique Monteiro (viola) e Maison Claudino Santos (violoncelo).

A live será transmitida no canal da Opus Produções Musicais, simultaneamente para Brasil e Portugal acessando o link www.youtube.com.br/Opusproducoesmusicais O link de acesso ao canal também estará disponível nas redes sociais da Opus e na página oficial da cantora no Facebook, acessando @sandrafidalgooficial. (Da Redação)