Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Fila Sorocaba volta à Fundec e concerto será exibido hoje

Gravação aconteceu no domingo e marcou retorno aos palcos

29 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Concerto da Filarmônica Jovem será exibido hoje e domingo pela TV Com.
Concerto da Filarmônica Jovem será exibido hoje e domingo pela TV Com. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Após um período realizando apenas ensaios, os músicos que integram a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, a Fila, retornaram à Sala Fundec no último domingo. A TVCom Sorocaba, canal 08 da Net local, apresenta hoje (29) e amanhã (30), às 18 horas, o concerto gravado pela Fila Sorocaba na Sala Fundec. A gravação aconteceu no domingo, dia 23 de maio e foi marcada pela alegria do retorno aos palcos.

No repertório escolhido para a apresentação constaram as seguintes obras: “Cançonetas Folclóricas” (arranjo Alfredo Dias, edição Denis Vieira), “Tetris - Korobeiniki” (arranjo Michal Worek, orquestração Denis Vieira), “Trisch-Tratsch Polka” (Johann Strauss), “Waltz nº 2 (D. Shostakovich, arranjo Denis Vieira), “The Memory of Trees” (Enya, arranjo Trumpetdude, edição Denis Vieira), “Aria - Suite Orchestral nº 3” (J. S. Bach, arranjo Denis Vieira), “Colonel Boggey March” (Alford, Kenneth J., arranjo Denis Vieira) e “In a Persian Market” (Albert W. Kètelbey, arranjo Denis Vieira).

Durante a fase vermelha e emergencial do Plano São Paulo os músicos participaram de ensaios, realizaram gravações virtuais, interagiram em masterclasses com músicos convidados e realizaram atividades on-line com o maestro Denis Vieira como forma de serem incentivados a continuarem os estudos de repertório em casa -- uma forma de auxiliar a continuidade das atividades e deixá-los preparados para o retorno.

Com a ida de Sorocaba para a fase de transição do Plano São Paulo, que permite uma abertura maior nos serviços e atividades, foi possível a realização do primeiro concerto da temporada 2021 e o segundo realizado após o Estado de Calamidade decretado pelo Governo Federal, no mês de março de 2020, quando a Assec -- Associação de Eventos Culturais, mantenedora da orquestra, teve que a suspender todas as atividades presenciais da Fila.

A volta aos palcos foi realizada obedecendo todas as exigências do Plano São Paulo de Enfrentamento à Covid-19, como o uso de álcool em gel, uso de face-shields, higienização dos instrumentos, divisão de estantes e partituras de uso individual, distanciamento de 2 metros entre os músicos, uso de barreira acrílica nos instrumentos de sopro e a proibição de aglomeração no local.

O palco é o lar

A apresentação seguiu todas as normas de segurança sanitária. - DIVULGAÇÃO
A apresentação seguiu todas as normas de segurança sanitária. (crédito: DIVULGAÇÃO)

À frente dos trabalhos na Filarmônica, o diretor artístico e maestro Denis Vieira relata como foi este primeiro retorno aos palcos: “O palco é o lar da orquestra, sem ele os músicos não podem se sentir completos. Desde o início de 2020, com a pandemia, fomos obrigados a nos adaptar e nos reinventar e o que era trivial, como a intensa preparação de um repertório de concerto, passou a ser desafiador. Apesar da tecnologia, poder voltar aos palcos já é um grande passo para a Fila, que continua a cumprir com seu papel de difusão cultural. No entanto, ainda falta um elemento vital, o público ainda não esteve presente, mas temos a certeza de que ele logo voltará para que possamos nos sentir realizados pela plenitude da música”.

A pandemia obrigou a Assec a reprogramar as interações da orquestra, de forma que, mesmo em isolamento social, os músicos continuassem em atividade. Com o retorno espera-se que gradualmente todas as atividades culturais sejam retomadas e que a produção artística volte a ser realizada. Mesmo diante de todas as dificuldades inerentes a situação pandêmica, a Fila Sorocaba continua com sua missão de levar a boa música a todos.

A temporada 2021 marca o início das comemorações dos 25 anos da criação da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba pela Assec -- Associação de Eventos Culturais, fundadora e mantenedora da Fila, em 1996.

As atividades da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba são realizadas com o apoio da Secretaria Especial de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Metso Outotec e Faurecia Automotive do Brasil e Coc Santa Rosália. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos