Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Sesi comemora Dia da Indústria com exposição ‘Registro Imantados’

Do grafite, estêncil às aquarelas, exposição apresenta dez telas

23 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Francisco Chanes utiliza a técnica do estêncil em seu trabalho.
Francisco Chanes utiliza a técnica do estêncil em seu trabalho. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Dia da Indústria é celebrado no dia 25 de maio em todo o país. Instituído em memória à Roberto Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948, em plena atividade em defesa da indústria. Amanhã, às 18h, acontece a abertura oficial da exposição “Registro Imantados”. As atividades seguirão todos os protocolos de saúde para segurança, com medidas de proteção, garantindo a integridade de todos em todos os ambientes.

A exposição conta com trabalhos dos artistas da cidade Francisco Antonio Chanes de Júlio Veredas. Com técnicas variadas indo do grafite, estêncil às aquarelas, cada artista apresenta 10 telas. Francisco Chanes apresenta “telas” pintadas sob encerado de caminhão, utilizando a técnica do estêncil. O tema abordado é o místico João de Camargo. que utiliza como pretexto para criar novas narrativas poéticas levando o espectador a possíveis reflexões.

Natural de Sorocaba, Francisco Antonio Chanes, formado pela Faap no começo dos anos 90. Participou de exposições e Salões de Arte desde os anos 80 e esteve presente em todas as edições do Projeto Terra Rasgada. Conquistou alguns prêmios importantes ao longo se sua carreira como: Mapa Cultural paulista e medalha de ouro no salão de Ubatuba. Chanes conta que nos últimos anos pesquisa a “Linguagem Urbana” com aprimoramento da técnica do estêncil.

Júlio Veredas apresenta uma obra autobiográfica, portanto trabalhos com sentimentos verdadeiros, não fictícios. As técnicas são variadas, indo do grafite à aquarela, passando pelo nanquim, aguada, bico de pena, lápis de cor, colagens, monotipias, etc. As temáticas retratam as passagens e vivências do artista, que se traduzem em imagens imantadas. Veredas conta já ter participado de várias exposições pelo País e destaca a primeira, que foi no Masp - Museu se Arte de São Paulo.

A mostra poderá ser visitada até o dia 10/06, de segunda a sexta das 9h às 20h e aos sábados e domingos das 9h às 17h. (Da Redação)