Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Lambe-lambe comemora Dia dos Museus

Intervenções em dez pontos da cidade fazem parte da semana dedicada a esses espaços

19 de Maio de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Frases provocativas sobre os museus estampam alguns muros de Sorocaba.
Frases provocativas sobre os museus estampam alguns muros de Sorocaba. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Frases fixadas nas paredes da cidade sobre museus, o papel desses espaços e a relação das pessoas com eles. Essas intervenções feitas com a técnica lambe-lambe e que podem ser vistas em dez pontos da cidade, fazem parte da 19ª Semana Nacional dos Museus, que segue até dia 23 e tem a realização, em Sorocaba, a cabo da Secretaria da Cultura (Secult).

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a semana comemora o Dia Internacional de Museus, comemorado ontem (18 de maio) em todo o País. Neste ano, o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. De acordo com o mote, reimaginar um futuro para os museus significa, não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo.

Os 10 espaços públicos de Sorocaba que receberam a intervenção artística são: Praça Coronel Fernando Prestes (Centro), Parque “Carlos Alberto de Souza” (Campolim), Parque das Águas (Jardim Abaeté), Parque “Maestro Nilson Lombardi” (Jardim Ipiranga), Largo de São Bento (Centro), Praça de Aparecidinha (Aparecidinha), Terminal Santo Antônio (Centro), Terminal São Paulo (Centro), Viaduto da Avenida Afonso Vergueiro (Centro) e Terminal Vitória Régia (Vitória Régia).

O lambe-lambe é uma vertente da arte de rua, que utiliza o papel afixado em muros e postes como forma de intervenção em espaços públicos. Surgiu no final do século 19, em contrapartida à indústria de impressão em massa, e é uma técnica urbana ligada ao grafite de rua. Além de valorizar as raízes e diversidades culturais brasileiras, esse tipo de atividade promove o fomento à cultura, formação e desenvolvimento artístico.

“Aplicamos o lambe-lambe em diversos pontos da cidade, por onde as pessoas circulam ou frequentam. O ‘painel’ mescla perguntas e imagens, questionando, por exemplo, o papel dos museus, se as pessoas conhecem esses espaços da nossa cidade e o que pensam para os museus no futuro, no pós-pandemia. Na verdade é uma intervenção provocativa ao público, com o objetivo de aproximar o sorocabano e a despertar nele curiosidades sobre os nossos museus”, explica a museóloga da Secretaria da Cultura, Daniella Moreira.

Mais informações sobre a programação da 19ª Semana Nacional dos Museus em Sorocaba podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3231.1026 ou pelo e-mail: [email protected].

Atividades

A 19ª Semana Nacional de Museus começou na segunda-feira (17), até o dia 23 de maio. O objetivo é questionar a atuação e possibilidades dos museus brasileiros, no futuro. A programação vai ser totalmente online, com palestras, exibição de filmes, lançamento de curta-metragem, sarau virtual, concursos, exposições e visitas virtuais.

O evento foi idealizado em 1977, pelo International Council of Museums (ICOM). A Semana Nacional dos Museus é realizada em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio.

As atividades serão feitas em todas as regiões do País, gratuitamente. Em São Paulo, o Museu da Imigração (MI) é um, dos mais de 20 institutos, que participam da iniciativa.

“O que preservar para o amanhã?” é uma das ações promovidas pelo MI, entre 17 e 23 de maio, em parceria com o Museu do Café. Durante o período, por meio de um link disponível nas mídias sociais e nos sites, os usuários poderão responder a essa pergunta sobre o futuro. O resultado será apresentado em uma nuvem virtual de palavras. (Da Redação com Secom Sorocaba e Estadão Conteúdo)