Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Sandra Fidalgo une Brasil e Portugal em séries de lives

Apresentações contemplam três projetos da artista portuguesa

15 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Cantora portuguesa está radicada em Sorocaba há sete anos.
Cantora portuguesa está radicada em Sorocaba há sete anos. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Na reinvenção do setor cultural, as apresentações no formato de lives iniciadas por conta da pandemia do coronavírus -- que paralisou os eventos e shows passaram a ser uma alternativa aliada de artistas e músicos para driblar os impactos da crise. Mergulhada em novos projetos, unindo Brasil e Portugal, a cantora, compositora e instrumentista Sandra Fidalgo, portuguesa de Lisboa e radicada em Sorocaba (SP) há sete anos, e músicos convidados de ambos os países, trazem ao público uma série de seis apresentações virtuais dentro do projeto “Sandra Fidalgo Intervenções Brasileiras”.

As apresentações contemplam três produções: “Sandra Fidalgo -- Intervenções Brasileiras”, “Sandra Fidalgo -- String Quartet Project”, e o disco ‘Paisagem Verde”. A primeira apresentação, o show “Sandra Fidalgo -- Intervenções Brasileiras”, acontece nos dias 21 e 22 de maio, com transmissão ao vivo direto de Brotas, São Paulo. O projeto foi contemplado por meio do ProAC Expresso e viabilizado com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, para execução neste ano de 2021. A produção é da Opus Produções Musicais, do maestro e produtor cultural Milton Ferreira Junior. A agenda das lives segue até 19 de junho.

Os projetos

Segundo o produtor, com exceção do “Paisagem Verde”, os dois projetos são completamente inéditos, a começar pela abordagem do repertório, formação instrumental e proposta artística apresentada. Todas as medidas de segurança e prevenção ao coronavírus foram respeitadas para a montagem dos shows.

Ao longo da carreira, Sandra Fidalgo vem desenvolvendo um trabalho com uma exposição importante durante o tempo de vivência no Brasil, o que proporciona um processo de criação musical intenso, com surgimento de novos projetos sempre acompanhada por músicos com larga experiência. Foi assim que nasceu a proposta de mostrar cada vez mais ao público as intervenções brasileiras em suas criações.

A cantora, que chegou no Brasil em 2014 com o esposo Carlos Martins e três filhos adolescentes, fala sobre os caminhos percorridos em um novo país. “Tivemos que recomeçar nossos percursos sem conhecer ninguém, nem mesmo na área profissional; era uma visão de quem olha para uma montanha que precisa ser escalada, sem saber por onde começar”, comenta. Ela conta que a imigração veio a reforçar a união familiar. “Esse foi o meu grande porto de abrigo e de onde nascia, todos os dias, a força e a motivação”, ressalta.

Na apresentação de “Intervenções Brasileiras”, um projeto em trio com voz, piano e percussão, o público poderá acompanhar de casa canções de fados brasileiros e tradicionais portugueses, canções de influências das duas culturas, do choro e MPB, além de canções autorais dos três álbuns já gravados pela cantora.

Sandra traz na voz a legitimidade, interpretação e identidade do Fado, que se tornou patrimônio mundial. Ao lado dela, no piano, Léo Ferrarini, professor e arranjador brasileiro, profundo conhecedor da música brasileira e com um domínio técnico admirável. Ambos trabalham há anos nesse projeto, que veio a se juntar neste ano, o percussionista Marco Bosco, produtor e ganhador do Grammy Latino de inquestionável conhecimento internacional e renomada experiência. Também participa da live o contrabaixista Juliano Furtado. As apresentações ocorrem nos dias 21 e 22 de maio, às 18h (22h em Portugal) e às 20h (00h Portugal), respectivamente.

Todas as lives serão transmitidas diretamente do canal da Opus Produções Musicais, acessando o link www.youtube.com.br/Opusproducoesmusicais e que também serão compartilhadas nas redes sociais da Opus e na página oficial da cantora no Facebook, acessando @sandrafidalgooficial. (Da Redação)