Buscar no Cruzeiro

Buscar

De 18 a 27 de maio

Atividades marcarão Semana dos Museus

13 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Praça Coronel Fernando Prestes é um dos locais que receberá intervenção.
Praça Coronel Fernando Prestes é um dos locais que receberá intervenção. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (19/10/2019))

Sorocaba terá, de 18 a 27 de maio, uma programação especial da 19ª Semana Nacional dos Museus, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). A população poderá conferir gratuitamente uma intervenção artística urbana em 10 pontos da cidade, com a técnica do lambe-lambe, e a exposição “Arqueologia na Terra Rasgada”, no Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a semana comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio) em todo o País. Neste ano, o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar.

Sorocaba participa, há alguns anos, da Semana Nacional dos Museus, que é um evento de extrema importância para o setor de patrimônio cultural. “O objetivo da Secretaria da Cultura com a programação é aproximar a população dos museus, que são importantes meios de intercâmbio e enriquecimento cultural, para que elas se identifiquem com esses espaços, além de estimular que elas se conectem com os acervos dos nossos museus”, explica o secretário da Cultura, Luiz Antônio Zamuner.

A partir da próxima terça-feira (dia 18), os moradores vão se deparar com uma intervenção com cartazes na técnica do lambe-lambe colados em muros e postes em 10 espaços públicos de Sorocaba: Praça Coronel Fernando Prestes (Centro), Parque “Carlos Alberto de Souza” (Campolim), Parque das Águas (Jardim Abaeté), Paço Municipal (Alto da Boa Vista), Parque “Maestro Nilson Lombardi” (Jardim Ipiranga), Largo de São Bento (Centro), Praça de Aparecidinha (Aparecidinha), Terminal Santo Antônio (Centro), Terminal São Paulo (Centro) e Terminal Vitória Régia (Vitória Régia).

Já, a exposição “Arqueologia na Terra Rasgada” estará, de 20 a 27 de maio, no andar térreo do Paço Municipal, com banners contendo imagens e conteúdo informativo sobre a ciência da arqueologia e o que são os sítios arqueológicos pré-históricos.

O Estado de São Paulo possui vários sítios arqueológicos e alguns deles foram encontrados em Sorocaba, como no Parque São Bento e no Éden.

Mais informações sobre a programação da 19ª Semana Nacional dos Museus em Sorocaba podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3231.1026 ou pelo e-mail: [email protected]. (Da Redação com Secom Sorocaba)