Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Centro de Memória Ferroviária recebe visitação monitorada

Evento gratuito será amanhã, em comemoração ao Dia do Ferroviário

30 de Abril de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Visitantes conhecerão locomotivas que fazem parte do acervo.
Visitantes conhecerão locomotivas que fazem parte do acervo. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Hoje (30) é comemorado o Dia do Ferroviário e, para marcar a data, amanhã (1º), a Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária, abre as portas do Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba, na Estação Paula Souza, para visitação monitorada ao acervo. O evento, desenvolvido com recursos da Lei Aldir Blanc (LAB) e com apoio da Secretaria da Cultura (Secult) da Prefeitura de Sorocaba, será das 11h às 17h. Hoje, às 11h, terá um evento on-line com exibição de vídeo sobre a restauração.

Ponto inicial da antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), a Estação Paula Souza foi inaugurada em 1922 e sedia, em seu pátio, locomotivas, carros de passageiros e vagões representativos para a evolução tecnológica da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), os quais foram restaurados ou estão em processo de restauro pelos voluntários da Sorocabana, cujo quadro associativo é formado por pessoas de diferentes formações profissionais que têm em comum a defesa do patrimônio material ferroviário.

O acervo do Centro de Memória Ferroviária é composto por bens históricos como: locomotiva a vapor Baldwin tipo American 4-4-0 EFS nº 58, fabricada em 1891, cuja manutenção e conservação se dá em parceria com a Prefeitura de Sorocaba; locomotiva diesel-mecânica Whitcomb 15DM4 nº 3036, de 1942; locomotivas diesel-elétricas GE/Caterpillar nº 3002 e GE/Cooper Bessemer nº 3115, de 1948, e LEW DE-II-S 3709, de 1968; locomotivas elétricas General Electric nº 2021 e Westinghouse nº 2041, de 1948; carros de passageiros Budd série 500 (trem EFS Luxo), de 1951, e Budd-Mafersa série 800 (trem EFS Superluxo), de 1963; entre outros bens históricos da ferrovia.

Visitas agendadas

Em atendimento às determinações da fase de transição do Plano São Paulo, a visitação estará limitada a 25% da capacidade do espaço, com distanciamento obrigatório entre os participantes, e deverá ser previamente agendada pelos interessados pelo e-mail [email protected], hoje, com envio dos nomes dos visitantes e horário pretendido. O uso de máscara no recinto é obrigatório e haverá álcool gel para higienização das mãos.

O Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba fica na Estação Paula Souza, à rua Paula Souza nº 420, Centro. (Da Redação)