Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Locomotiva 58 faz 130 anos e comemoração será em evento virtual

30 de Abril de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Entre os dias 11 e 19 de dezembro, o passeio estará aberto a toda a população
Entre os dias 11 e 19 de dezembro, o passeio estará aberto a toda a população (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Construída em abril de 1891 pela Baldwin Locomotive Works, nos Estados Unidos, a Locomotiva nº 58 da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) está completando 130 anos. Para comemorar o aniversário de um dos maiores símbolos do passado ferroviário da cidade de Sorocaba, a Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária realiza um evento virtual hoje, dia 30 de abril, Dia do Ferroviário, às 11h, para apresentar a última fase de restauração do bem histórico, a qual se dará por intermédio do Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc 59/2020 “Prêmio Benedito Lima de Toledo de Patrimônio Material” da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A ação tem apoio da Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), responsável legal pela Locomotiva 58 e com quem a Sorocabana é contratualizada por intermédio de Termo de Parceria para garantir a continuidade das práticas de manutenção e funcionamento periódico, objetivando a sua futura utilização em roteiro de Trem Turístico-Cultural entre Sorocaba e Votorantim (Trem dos Operários).

De acordo com o jornalista, pesquisador ferroviário e presidente da Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária, Eric Mantuan, coordenador do projeto, as ações previstas buscam garantir a continuidade do funcionamento da locomotiva dentro de parâmetros de segurança e confiabilidade. O projeto prevê a manutenção do tênder; restauração de compressor de ar a vapor; fabricação e instalação de peneira na caixa de fumaça para contenção de fagulhas; inspeção da caldeira e restauração externa da locomotiva.

O trabalho será supervisionado pelo arquiteto restaurador Denis William Esteves e desenvolvido pela equipe da Sorocabana e empresas especializadas, com conclusão prevista para o mês de novembro.

A transmissão será na página da Sorocabana no Facebook: facebook.com/mpefsorocabana. (Da Redação)