Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Gelatecas’ levarão literatura para moradores de Araçoiaba

Com o projeto, cidade terá pontos para retirada gratuita de livros

23 de Abril de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Livros ficarão em geladeiras transformadas em
Livros ficarão em geladeiras transformadas em "gelatecas". Objetivo é estimular o hábito da leitura. (Crédito: Divulgação)

Araçoiaba da Serra vai contar com “gelatecas” pela cidade a partir de hoje (23), Dia Mundial do Livro. O projeto, que transforma geladeiras em bibliotecas, está exposto na praça central Coronel de Almeida. Já no sábado, as gelatecas serão distribuídas em pontos estratégicos, visando estimular o hábito de leitura nos munícipes.

Segundo a Prefeitura de Araçoiaba, inicialmente, foram arrecadados cerca de 1200 livros de assuntos variados, como romance, biografia, literatura infantil e juvenil, auto ajuda, entre outros, para ocupar sete gelatecas pela cidade. As novidades serão instaladas no bairro Araçoiabinha, mercadinho do Danny, na Rodoviária, no bairro Jundiaquara, no ponto de ônibus ao lado da Pizzaria do Carroção, no condomínio Sant Charbel e na Apae. A ideia ainda é expandir o projeto para novos bairros.

Para a Elizabeth Cristina dos Santos, gerente de Divisão do departamento de cultura, é necessário que o hábito pela leitura se desenvolva em algum momento. Ela conta que as gelatecas devem despertar esse hábito àqueles que não tiveram contato com os livros. “Hoje em dia os dispositivos digitais disputam a atenção das pessoas, fazendo com que elas se interessem bem menos pelas leituras em livros. A Gelateca quer desconectar pessoas de redes sociais e trazer a prática da leitura, seja em casa, em pontos de ônibus, enquanto viaja ao seu destino, enquanto faz um lanche e etc”, explica.

Elizabeth ainda destacou benefícios de se manter o hábito de ler um livro. “A leitura faz com que as pessoas se desenvolvam emocionalmente e intelectualmente, faz também com que sejam mais criativas e melhorem seus vocabulários entre outros benefícios”, ressalta ela.

Doações

A participação popular ativa foi fundamental, uma vez que as geladeiras e os livros foram doados pela comunidade, contou a municipalidade. Ainda assim, as pessoas podem continuar auxiliando no crescimento do projeto. Ainda é possível doar geladeiras e livros por meio do Departamento de Cultura e Turismo, (15) 3281-2366, ou levando o seu livro para a rua Pedro Nolasco Vieira, número 120, na região central.

O poder Executivo afirma ainda que funcionários do departamento de cultura estarão monitorando o projeto, passando nos pontos de leitura para avaliar o estado dos livros e abastecer as gelatecas quando necessário. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Carolina Santana)