Buscar no Cruzeiro

Buscar

Músicos sorocabanos saem premiados do Lollo Terra

27 de Novembro de 2018 às 07:32

Músicos sorocabanos saem premiados do Lollo Terra João Leopoldo apresentou “Do lado sul do real” ao lado da filha Clara Nolasco - Foto: Claudio Eigi Iwasaki / Divulgação

Os sorocabanos João Leopoldo e Ananda Jacques saíram premiados da 13ª edição do Prêmio Lollo Terra de MPB, que aconteceu no final de semana em São Miguel Arcanjo. Leopoldo conquistou o segundo lugar com a composição “Do lado sul do real”, enquanto Ananda foi o destaque como Melhor Cantora ao interpretar “Amor de cafeína”. Ambos disputaram o prêmio com outras 24 canções classificadas -- e mais de 100 inscritas.

[irp]

 

João Leopoldo já contabilizava dois prêmios no Lollo Terra: o primeiro lugar, em 2016, com a música “É fácil ser difícil” e, em 2014 o destaque como Melhor Letra, com “Tragédia do som”. Ele destaca que eventos deste tipo, como o tradicional festival de São Miguel, movimentam as cidades e contribuem para que uma maior diversidade musical possa ser apresentada para o público. “Como não existe uma constância e o evento acontece só uma vez por ano, as pessoas se preparam, o público se mostra muito receptivo a diferentes gêneros e estilos”. Leopoldo destaca que o festival Lollo Terra sempre foi aberto a esta diversidade musical. “A participação sempre nos gera uma expectativa do que vão achar, como irão receber.” “Do lado sul do real”, lembra o músico, foi composta há cerca de dez anos e faz uma brincadeira com as palavras, retratando uma hipotética conversa entre o autor e um instrumento. Ele comemora, ainda, o fato de ter tido a oportunidade de mostrar sua música numa apresentação que teve a participação da filha Clara Nolasco.

Músicos sorocabanos saem premiados do Lollo Terra Ananda Jacques comemorou o prêmio com a interpretação de “Amor de cafeína" - Foto: Reprodução / Facebook

Ananda Jacques destacou que se sentiu muito bem acolhida no festival, que segundo sua opinião teve um júri muito capacitado. Este foi o segundo festival do qual a cantora participou. “A final teve apresentações muito potentes e é uma grande oportunidade de conhecer outros musicistas e encontrar caminhos para minhas composições.” Isso porque, comenta Ananda, muita coisa criada acaba ficando engavetada. “Estes festivais proporcionam apresentá-las, há pessoas interessadas em conhecer coisas novas.” “Amor de cafeína”, ela conta, é uma canção nova que possui notas graves e bem agudas, que lhe ajudaram a mostrar toda a sua potência vocal. “Um dia uma senhora me perguntou: você não tem nenhuma música romântica? Percebi que não tinha e essa é a minha primeira música romântica.”

O primeiro lugar da 13ª edição do Lollo Terra ficou com “Do lado de dentro”, de Thiago K. e Kleuber Garcez , de São Paulo (SP). Considerado um dos festivais de música autoral mais tradicionais da região, o festival voltou a ser realizado após hiato de dois anos. De acordo com João Auro Terra, um dos organizadores do evento, a interrupção ocorreu por falta de recursos financeiros e da transição de governo municipal.

[irp]

 

A retomada, segundo ele, se deu através de apoio da Prefeitura de São Miguel, que investiu um aporte na ordem de R$ 20 mil. O prêmio foi criado em 2005, idealizado pelo professor e músico Dudu Terra, que sentia a grande necessidade de São Miguel Arcanjo se projetar novamente no cenário musical a partir dos festivais, pois em décadas passadas, o município foi reconhecido pela organização de grandes encontros musicais. O festival rende homenagem ao compositor Lollo Terra (1949-1997), destacado como grande vencedor de festivais da região.

Galeria

Confira a galeria de fotos