Cultura

Músico de Sorocaba é o novo membro da banda Os Mutantes

Guitarrista Camilo Macedo teve seu nome confirmado pelo líder da banda, Sérgio Dias, após teste
Músico de Sorocaba é o novo membro da banda Os Mutantes
Até se tornar um Mutante, Camilo Macedo percorreu o longo caminho empunhando a inseparável guitarra. Crédito da foto: Divulgação

Músico conhecido da noite sorocabana, o guitarrista Camilo Macedo, de 39 anos, é o novo integrante da lendária banda Os Mutantes. O itapevense radicado em Sorocaba há 14 anos teve seu nome confirmado pelo líder da banda, o cantor, compositor e guitarrista Sérgio Dias, ao fim de um teste realizado no último dia 16 em um estúdio na capital paulista. A estreia de Macedo nos palcos será na segunda-feira (30), na 14ª edição do festival Universo Paralello, que ocorre em Pratigi, na Bahia.

“Demora para cair a ficha”, comenta Macedo, em entrevista ao Mais Cruzeiro, revelando que, depois de ser oficialmente anunciado nas redes sociais como novo membro da banda, tem sido abordado por fãs que acompanham a banda de rock psicodélico fundada em 1966. “Os fãs sabem as histórias, as datas de lançamento dos discos. É muito louco, de repente, fazer parte disso”, diz.

Leia mais  Votorantim promove Carnaval da Inclusão no Aquário Cultura

Músico profissional há quase duas décadas, Macedo admite que, até então, nunca tinha parado para escutar com atenção a discografia de Os Mutantes, apesar é claro de saber da importância que ela tem no cenário internacional, desde que foi formada. “Sabia que internacionalmente é a banda brasileira mais conhecida no mundo, ao lado do Sepultura”, comenta. De certa forma, esse distanciamento da obra e da trajetória da banda foi positivo no teste, já que afastou qualquer barreira de nervosismo durante a avaliação.

Desde o início do ano, Camilo já vinha dividindo o palco com Sérgio Dias, porém tocando contrabaixo na banda de apoio de seu projeto solo. Dias é o único membro remanescente da formação original dos Mutantes, que contava ainda com o seu irmão mais velho Arnaldo Baptista e a cantora Rita Lee. Como baixista, Camilo fez parte da turnê que percorreu oito capitais brasileiras revisitando o repertório do aclamado “Jazzmania”, lançado por Dias em 1986. Além de Camilo, a banda de apoio de Dias contou com mais dois músicos de Sorocaba: o pianista João Leopoldo e o baterista Elvis Toledo.

Músico de Sorocaba é o novo membro da banda Os Mutantes
Dias (violão) é o único membro remanescente da formação original dos Mutantes, que tinha Rita Lee e Arnaldo Baptista. Crédito da foto: Divulgação

Até se tornar um Mutante, Camilo Macedo percorreu o longo caminho empunhando a inseparável guitarra, instrumento que começou a tocar aos 14 anos. Formado na Escola de Música e Tecnologia (EM&T) e no Conservatório de Tatuí, Camilo se destaca pela versatilidade musical. Ele já fez parte da Banda Baddini e da Big Band da Fundec. Já dividiu palco ao lado de grandes

Leia mais  Parque dos Espanhóis terá bailinho de garagem

nomes da música brasileira como o bandolinista Hamilton de Holanda, a cantora Mônica Salmaso e o saxofonista Vinicius Dorin.

Além de dar aulas de guitarra na cidade por mais de uma década, também acompanhou vários nomes da cena local, como os cantores e compositores Júlio Moura e João Leopoldo e o contrabaixista e arranjador Marcel Bottaro, com quem participou da gravação do álbum “Boas-vindas”, lançado em 2017. O guitarrista também fez parte do grupo de música instrumental André Marques e Vintena Brasileira. Atualmente integra as bandas Mariamadame e CharlieEchoLimaTango. (Felipe Shikama)

Comentários