Buscar no Cruzeiro

Buscar

Museu Histórico Sorocabano comemora seus 65 anos

10 de Março de 2019 às 06:30

Museu Histórico comemora seus 65 anos O casarão de taipa que passou a abrigar o MHS, em 1968, foi doado à Prefeitura pela família Prestes de Barros. Crédito da foto: Fábio Rogério

Para comemorar os 65 anos do Museu Histórico Sorocabano (MHS), completados no último domingo, dia 3 de março, a Prefeitura promove nesta semana uma programação especial e gratuita. De terça a sexta-feira (12 a 15 de março), sempre às 19h, serão realizadas visitas noturnas teatralizadas, com o objetivo de apresentar a história do casarão, do acervo e do próprio museu de uma maneira viva e interativa. As inscrições devem ser feitas amanhã e terça, das 10h às 16h, pelo telefone (15) 3231-1026. Os interessados deverão informar seus dados e preferência do dia da visita.

Administrado pela Secretaria de Cultura (Secult), o casarão de taipa, construído por escravos em 1870, visa preservar a memória da cidade e das pessoas que ajudaram a construí-la, focando no resgate do legado do povo. Com aproximadamente 1,8 mil itens, o acervo do MHS possui objetos, pinturas, esculturas e documentos de significação histórica para Sorocaba e região. As peças contam toda a história do surgimento do município e seus moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e desenvolvimento não só da cidade como do País.

História

O Museu Histórico Sorocabano foi criado no dia 3 de março de 1954 e nos primeiros anos ficava instalado no Gabinete de Leitura Sorocabano. No ano de 1966, a família Prestes de Barros doou a chácara e o casarão, datado de 1780, para a Prefeitura. Em 1968 foi inaugurado o parque zoológico, que leva o nome de seu último morador, Quinzinho de Barros, e também foi reinaugurado o Museu Histórico Sorocabano, que passou a ocupar o casarão histórico.

O acervo total do museu possui 1,8 mil itens entre objetos que contam a história da cidade O acervo total do museu possui 1,8 mil itens entre objetos que contam a história da cidade. Crédito da foto: Fábio Rogério

O MHS nasceu com o ímpeto cosmopolita e proximista da comunidade nas relações humanas que permearam o desenvolvimento da cidade. Em Sorocaba, as discussões sobre a preservação da memória se iniciaram lideradas pelo professor Renato Sêneca de Sá Fleury, acompanhado dos historiadores Aluísio de Almeida e Antônio Francisco Gaspar, reunindo, através de campanha pública, o seu primeiro acervo de peças, que foram expostas em algumas salas do Gabinete de Leitura Sorocabano e, posteriormente, em um Casarão na rua Padre Luiz, iniciando efetivamente suas atividades dentro das comemorações do Terceiro Centenário de Fundação de Sorocaba.

Com a inauguração do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, o Museu Histórico Sorocabano se instalou no casarão que fica dentro do parque, onde permanece até hoje.

O Museu Histórico Sorocabano fica na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 e aos sábados, domingos e feriados das 11h às 16h. Os ingressos para acesso ao museu -- e ao parque -- custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (crianças de 6 a 11 anos, no último fim de semana do mês, e estudantes. Crianças com até 5 anos e idosos com mais de 60 têm entrada gratuita.

Galeria

Confira a galeria de fotos