Cultura

Museu do Café de Santos tem atividades e visitas on-line

Cultura árabe ligada à famosa bebida é um dos temas deste mês
Museu do Café de Santos tem atividades e visitas on-line
O museu foi criado em 1998 com o objetivo de pesquisar, preservar e difundir a histórica relação entre o café e o Brasil. Crédito da foto: Reprodução / Google Arts & Culture

O Museu do Café, sediado na cidade de Santos, no litoral paulista, está com uma vasta programação on-line de visitas e atividades que podem ser aproveitadas a distância.

A partir deste sábado (20), entra em cartaz a exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade”. Mensalmente, desde abril, o MC lança uma nova exposição na plataforma “Google Arts & Culture”, a fim de levar um pouco da experiência de visitação às pessoas em isolamento social.

Neste novo período, o destaque fica por conta da temática árabe, outra pauta que já integrou os espaços físicos do museu e encantou o público com depoimentos de imigrantes, curiosidades sobre os hábitos de consumo nessa região — e as suas similaridades em relação aos costumes brasileiros –, e informações ligadas ao título de patrimônio cultural imaterial, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Leia mais  Mário Frias promete criar cargo para Regina Duarte na Cinemateca

No dia 23, às 17h, será realizada uma live sobre conservação de fotos. Compartilhando orientações e métodos para garantir a boa conservação de fotografias pessoais, de maneira que mais gerações tenham acesso ao histórico da família, as equipes de salvaguarda dos acervos do Museu do Café e do Museu da Imigração conduzirão a atividade.

No dia 30, às 15h, será a vez do seminário “Quantos views? Experiências da educação museal em plataformas digitais”. Para além das visualizações de conteúdos produzidos nas redes sociais, as equipes do Museu do Café e do Museu da Imigração buscam alternativas para a realização de ações educativas significativas aos seus públicos.

Por essa razão, convidam especialistas da área a apresentar iniciativas inovadoras na construção desse conhecimento e na abertura dos equipamentos para novos públicos, dialogando sobre estratégias e os desafios de tornar essas instituições cada vez mais acessíveis e democráticas nos meios digitais. As inscrições gratuitas devem feitas no site do museu. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail agendavisitas@museudocafe.org.br.

O Museu do Café, atualmente fechado para visitas presenciais em razão da pandemia do coronavírus, funciona na rua Quinze de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos (SP). As visitas estão disponíveis em https://artsandculture.google.com/partner/museu-do-cafe. Mais informações também podem ser obtidas no site www.museudocafe.org.br. (Da Redação)

Comentários