Buscar no Cruzeiro

Buscar

Movimento de Preservação Ferroviária é eleito para parceria com a Prefeitura de Sorocaba

27 de Julho de 2019 às 19:31

Movimento de Preservação Ferroviária é eleito para parceria com a Prefeitura A entidade deverá, entre outras ações, assegurar a execução, de um ciclo quinzenal de revisões periódicas da locomotiva. Crédito da foto: Fábio Rogério

A Associação Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária foi selecionada para celebrar parceria com a Prefeitura de Sorocaba visando a manutenção, conservação, funcionamento periódico e preparação da Locomotiva a Vapor nº 58 para a futura implantação do Trem Turístico, que ligará Sorocaba a Votorantim.

A parceria terá vigência de 12 meses e o repasse total para a entidade será de R$ 80 mil. A entidade deverá, entre outras ações, assegurar a execução, por pessoal especializado, de um ciclo quinzenal de revisões periódicas da locomotiva; assegurar a aquisição de insumos mensais necessários ao funcionamento da locomotiva; executar adequações na locomotiva visando futura homologação ao transporte turístico de passageiros; e agregar um carro de passageiros à locomotiva para circulação nas sessões de funcionamento abertas ao público.

A Associação Sorocabana, entidade de direito privado sem fins lucrativos, foi a única inscrita e teve a documentação habilitada pela comissão julgadora, composta por três membros, sendo um membro do Poder Executivo, um especialista no tema do concurso e um membro do Conselho Municipal de Cultura.

Memória ferroviária

A implantação do Trem Turístico tem como objetivo manter viva a memória ferroviária e preservar a Maria Fumaça, mantendo-a em perfeitas condições de funcionamento.

Patrimônio histórico de Sorocaba, a Locomotiva 58 foi construída em 1891, pela empresa norte-americana Baldwin Locomotive Works, e permaneceu em atividade até os anos 1960. Em seguida passou a ser exposta como parte do acervo do Museu Histórico Sorocabano (MHS). Após quatro anos sem manutenção periódica, a Locomotiva 58 voltou à ativa no aniversário de 363 anos de Sorocaba, em 2017. (Da Redação)

[irp posts="146450" ]