Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mostra 'Sonhos nas gavetas' reúne rascunhos de criação em ateliê

19 de Setembro de 2019 às 22:10

Mostra reúne rascunhos de criação “Sonhos nas gavetas” apresenta trabalhos de Elza Tortello e Bia Caiuby. Crédito da foto: Divulgação

Rascunhos, anotações e estudos das artistas visuais sorocabanas Elza Tortello e Bia Caiuby são revelados ao público na exposição “Sonhos nas gavetas”, em cartaz no ateliê das próprias artistas, situado no Campolim.

Na exposição, que oficializa a inauguração da mini-galeria do espaço Ateliê Elza & Bia, inaugurado há um ano, as artistas Elza Tortello e a filha, Bia Caiuby, dividem com o público fragmentos de seus respectivos processos criativos, como esboços de trabalhos desenvolvidos em diferentes fases da carreira.

[irp posts="135144" ]

 

Na mostra, todo material pode ser descoberto e literalmente desengavetado pelos visitantes, já que as obras estão guardadas em móvel antigo comprado e restaurado especialmente para a exposição. Bia comenta que a ideia foi saciar a curiosidade de alunos, amigos e clientes, revelando esse íntimo contracampo da produção artística, e, ao mesmo tempo, dar visibilidade a parte deste vasto material que, muitas vezes, é inacessível ao grande público.

“Nós temos muitos desenhos que estão guardados e que ninguém nunca viu e a gente sempre curtiu essa coisa de abrir a gaveta, xeretar para ver o que tem dentro”, brinca Bia. Segundo ela, a decisão de permitir o público visitar rascunhos e “sketchbook”, como também são chamados os cadernos de artista, demanda coragem e desprendimento, já que se trata de um material tão íntimo quanto um diário. “Mas revisitar o trabalho é muito bom. Hoje vejo que muitos dos meus estudos antigos eu carrego nas minhas obras atuais”, complementa.

A exposição reúne estudos de técnicas diversas como pintura, colagens, xilogravura, calcogravura (gravura em metal). Além da diversidade de técnica e suportes, o recorte curatorial procurou contemplar a maior diversidade estética e de fases experimentais das duas artistas. Bia fez a seleção das peças do acervo da mãe enquanto Elza fez a curadoria do material da filha. “Nós temos processos completamente diferentes”, destaca a filha.

A exposição “Sonhos nas gavetas” fica em cartaz até dia 27 e pode ser vista de segunda a sexta, das 14h às 18h, com entrada gratuita. O Ateliê Elza & Bia fica na rua Luiz Pessutti, 160, Portal da Colina. (Felipe Shikama)