Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mostra marca três décadas de trabalho da artista plástica Liliana Alves

14 de Junho de 2019 às 22:00

Mostra marca três décadas de trabalho da artista plástica Liliana Alves Os quadros foram selecionados tendo como critério a diversidade estética. Crédito da foto: Divulgação

Uma retrospectiva dos 30 anos de carreira da artista plástica Liliana Alves será apresentada em uma exposição que abre neste sábado (14), às 20h, no American Bar do Ipanema Clube. A mostra reúne 20 trabalhos que sintetizam as diferentes fases da carreira da artista mineira, radicada em Sorocaba desde 1981.

[irp posts="131406" ]

 

A mostra, promovida pelo Ipanema Clube, integra o projeto “Arte entre amigos”, que tem como objetivo reunir os sócios do clube que produzem e apreciam artes visuais e literatura. De acordo com Antonio Luiz Meirelles Teixeira, organizador do evento, esta 11ª edição do projeto presta homenagem a Liliana, que foi uma das idealizadoras do evento e, por sete edições, colaborou como curadora, abrindo espaço para novos artistas da região -- sendo a maioria seus alunos e ex-alunos. Para a homenageada, além de poder rever sua significativa produção, a exposição também é especial porque ocorre em um ambiente que ela e sua família têm “como segunda casa”.

De acordo com Liliana, que assina a curadoria da mostra, os quadros de seu acervo particular foram selecionados tendo como critério a diversidade estética -- de suportes, como papel e tela, e de tinta, como guache, aquarela, óleo e acrílica -- e a evolução como artista. “O que me norteou nessa retrospectiva foi o próprio processo. Por também dar aulas de pintura, eu sempre estou experimentando materiais novos e a gente está sempre em movimento, sempre mudando, como artista e como pessoa”, assinala.

Mostra marca três décadas de trabalho da artista plástica Liliana Alves Liliana Alves reuniu trabalhos de períodos e séries variadas. Crédito da foto: Divulgação

O visitante poderá conferir trabalhos de períodos e séries variadas, desde bananeiras a objetos do cotidiano, como torneiras e canecas, que ganham novos significados poéticos e narrativos em representações realistas da artista. Algumas obras desta última série foram expostas ao público na individual “Para onde corre o olhar”, de Liliana, que ocorreu em 2016 no saguão da Fundec.

Natural de Itajubá, em Minas Gerais, Liliana Alves conta que se apaixonou pela pintura aos 6 anos de idade e aos 8 anos já produzia desenhos com tinta óleo. Aos 17 anos casou-se e se mudou para Sorocaba, onde se descobriu artista. “Quando cheguei aqui, comecei a fazer aulas com o professor Flávio Gagliardi, que foi super importante para a minha formação, e não parei nunca mais”, detalha a artista.

Além dessa retrospectiva, Liliana tem quatro obras expostas atualmente no Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), na exposição coletiva “Imersões”, com curadoria de Nilton Campos.

A exposição fica em cartaz até 14 de setembro e pode ser vista por não-sócios do Ipanema Clube aos sábados, a partir das 20h. Fora desse horário, o interessado deve agendar a visita pelo telefone (15) 3519-4330. O Ipanema Clube fica na rua Sete de Setembro, 700, no Centro. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos