Monólogo traz história de superação do câncer de mama
Espetáculo também é dirigido por Regina e faz uso da técnica verbatim. Crédito da foto: Divulgação
O relato de uma mulher que enfrentou e superou o câncer de mama será compartilhado com o público no novo monólogo da atriz sorocabana Regina Fonseca que estreia neste sábado (3), às 19h, no canal da Haly Produções no Youtube.
O espetáculo, gravado e que ficará disponível na plataforma, integra as ações ligadas à campanha “Outubro Rosa” e será aberta com uma “live” com participações de Regina; da presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Maysa Miceli Santini de Souza; e da personagem que deu origem ao texto da peça, que terá a sua identidade revelada.
Intitulado “Uma nova mulher”, a peça faz uso da técnica verbatim, febre do teatro documental inglês na qual os atores, em cena, escutam depoimentos reais em fones de ouvido, e reproduzem simultaneamente no palco, com o máximo de fidelidade, rompendo com conceitos do teatro convencional como a construção de personagem e memorização dos textos.
Live de hoje terá participação de Maysa de Souza, presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. Crédito da foto: Divulgação
Regina Fonseca é uma das pioneiras desta técnica no Brasil e a primeira atriz a realizar um monólogo verbatim. A primeira vez que subiu ao palco sozinha, para encenar -- ou reproduzir -- um depoimento real foi no final de 2016, na peça “Como todo mundo”, que conta a história de uma ex-dona de bordel de Sorocaba.
Trilogia
“Uma nova mulher”, por sua vez, marca o segundo de uma trilogia de monólogos verbatim desenvolvidos por Regina, que deverá terminar em 2021, com uma montagem que conta a impactante história de uma sobrevivente do holocausto. “Minha ideia é estrear em breve esse último trabalho, e promover em março de 2021 um festival com a minha trilogia completa”, assinala.
Com criação, dramaturgia, direção assinalada por Regina, “Uma nova mulher” conta a história de uma mulher que buscou através de inúmeras adversidades pela qual passou ao longo da vida a superação, o autoconhecimento, a transformação e uma nova forma de viver. “A história narra a importância de fazermos as perguntas certas nos momentos mais difíceis, tais como o que isso veio me ensinar, como posso ajudar as pessoas que passam pela mesma situação, como posso ajudar as pessoas que passam pela mesma situação e como posso transformar minha vida para melhor, assim como a de todos ao meu redor?”, detalha Regina.
O processo de criação do espetáculo teve duração de três meses entre entrevistas, transcrição dos áudios, criação e elaboração do texto final, edição dos áudios, filmagem e montagem. O espetáculo, disponibilizado gratuitamente na internet, foi produzido de forma independente e conta com QR Code para as doações espontâneas para a artista. (Felipe Shikama)