Buscar no Cruzeiro

Buscar

Monólogo on-line com Denise Fraga conta a história de Galilei

24 de Junho de 2020 às 00:01

Monólogo com Denise Fraga conta a história de Galilei Denise Fraga viveu Galileu Galilei na premiada montagem homônima, sob direção de Cibele Forjaz, nos anos de 2015 e 2016. Crédito da foto: João Caldas / Divulgação

A atriz Denise Fraga é a atração desta quarta-feira (24) da série Teatro #EmCasaComSesc. Ela apresentará, com transmissão ao vivo pela internet, o monólogo “Galileu e eu -- a arte da dúvida”.

A peça narra parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei, que conseguiu provar que a Terra girava em torno do Sol, mas foi obrigado a negar publicamente a sua descoberta para não ser queimado na fogueira da Santa Inquisição. Sua atitude, considerada covarde por muitos, permitiu, porém, que o cientista terminasse seu famoso livro “Discorsi”, uma obra que revolucionou a ciência. O texto é de um dos principais dramaturgos do século 20, o alemão Bertolt Brecht. Denise Fraga viveu Galileu Galilei na premiada montagem homônima, sob direção de Cibele Forjaz, nos anos de 2015 e 2016. Agora, ela retorna à obra de Bertolt Brecht e cria novas pontes com o tempo presente. O espetáculo é uma criação e realização de Denise Fraga, José Maria e Luiz Villaça e é indicado para maiores de 14 anos.

“Justa”

Na sexta-feira, dia 26, Yara de Novaes encena “Justa”, uma crônica política dos nossos tempos. Do esgotamento ético ao senso de urgência de um reencantamento com a beleza da justiça. Contaminados pelo momento crítico em que atravessamos e soterrados pelas camadas de corrupção que inviabilizam este país, surge um sonho com novos paradigmas para o ideal de justiça. A peça é uma fábula com tons de noir investigativo, apimentado por uma paixão destruidora, dando espaço aos clamores do feminino e do reencontro de um filho com sua mãe, ou melhor, de um povo com sua pátria. A dramaturgia é de Newton Moreno e a classificação indicativa 18 anos.

Fechando a programação semanal, no domingo, dia 28, o ator Leonardo Netto apresenta “3 maneiras de tocar no assunto -- o homem com a pedra na mão”. O ponto de partida do texto é o depoimento ficcional de um homem que esteve presente no dia da Revolta de Stonewall, ocorrida em 28 junho de 1969 em Nova York (há 51 anos), um marco fundamental da luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+. Com uma descrição minuciosa da noite em que os frequentadores -- gays, lésbicas, travestis, drag queens -- do bar Stonewall Inn, em Nova York reagiram, pela primeira vez, a mais uma batida policial no local. A autoria é do próprio Leonardo Netto e direção de Fabiano de Freitas; a classificação indicativa é 14 anos.

Série de transmissões de teatro acontece pelo YouTube do Sesc São Paulo e o Instagram do Sesc Ao Vivo, sempre às 21h30. (Da Redação)