Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mocidade traz terra, fogo, água e ar ao Carnaval de Sorocaba

20 de Fevereiro de 2019 às 04:31

Mocidade traz terra, fogo, água e ar O enredo histórico, que a escola apresentou em 2018, abriu espaço para uma nova temática, dessa vez mais abstrata. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (14/2/2018)

Terra, fogo, água e ar serão reverenciados pela escola de samba Mocidade Independente de Sorocaba que apresentará no Carnaval deste ano o samba-enredo “O poder e a força dos quatro elementos”. O objetivo é valorizar esses elementos vitais da natureza e chamar a atenção da sociedade para a preservação do meio ambiente, afirma o presidente da escola, Marcelo Mello.

[irp posts="75880" ]

 

O enredo, segundo ele, foi definido no ano passado, logo após a escola sagrar-se campeã do Carnaval sorocabano com o tema “Veio de lá, veio do Egito”, que falou das inúmeras contribuições do povo egípcio para a humanidade. “Como a gente vem de um enredo histórico, neste ano decidimos sair da zona de conforto e fazer um enredo mais abstrato”, explica.

A “sacada” foi abraçada pelo carnavalesco Júnior Ferrari, já que esses elementos da natureza permitem inúmeras possibilidades e brincadeiras, tanto na confecção das 320 fantasias, de 14 alas, quanto nas alegorias dos quatro carros que a agremiação promete levar para a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes.

Apesar da abstração do tema, acrescenta Mello, mais recentemente, em um ensaio da bateria, alguns componentes se deram conta de que esses elementos estão ligados a recentes tragédias de grande repercussão no noticiário nacional. “A terra [do rompimento da barragem] em Brumadinho; a água, com as enchentes no Rio; o fogo, no alojamento dos meninos do Flamengo e o ar, na queda do helicóptero do [jornalista] Ricardo Boechat”, comenta, enfatizando que essas vítimas serão homenageadas na avenida. “É uma triste coincidência. A mensagem central do samba permanece. É preciso respeitar os elementos da natureza”, complementa.

Puro Ritmo

Mocidade traz terra, fogo, água e ar Segundo a escola, as fantasias que serão apresentadas no desfile deste ano já estão prontas. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (14/2/2018)

Juntamente com o samba, de autoria de Marcelo Mellodia e Marcelinho S/A, outro setor que deverá causar impacto do público e dos jurados, segundo o presidente, é a bateria Puro Ritmo. Composta por 80 ritmistas, sob o comando do mestre Matheus Ferraz e dos diretores de bateria Atana e Leandro, a bateria se destaca pelos ensaios intensos ao longo do ano inteiro, com folga apenas no período da Quaresma. “A bateria também atua muito em eventos corporativos, casamentos, bailes de formatura”, diz, citando que essa é uma das principais fontes de receita da agremiação carnavalesca. Além dessa bateria profissional, a Mocidade desenvolve oficinas de percussão com crianças e adolescentes em bairros da periferia da cidade. “Esse é um trabalho social que a gente desenvolve que, infelizmente, quem não gosta de Carnaval parece não ver. É melhor ter meninos tocando percussão do que na rua ou nas drogas. Também fazemos outros trabalhos sociais como doação de sangue e arrecadação de leite para associações filantrópicas”, exemplifica.

Escola jovem

Uma das escolas de samba mais jovens do Carnaval sorocabano, a Mocidade Independente foi fundada há apenas três anos, mas carrega um passado glorioso em carnavais na região. Fundada há 20 anos em Itu, ela se mudou para Salto quando o desfile das escolas de samba por lá foi descontinuado pela administração municipal. “Continuamos em Salto e decidimos vir também para Sorocaba para não deixar o Carnaval da nossa região morrer”, afirma Mello. Atualmente, a escola mantém parceria com o time de futebol Paranazinho, para uso de sua sede, na Vila Formosa, na zona norte da cidade. “Com isso, a gente tem conseguido aglutinar o pessoal do bairro, mas também fazemos ensaios itinerantes em várias regiões de Sorocaba”.

Mocidade traz terra, fogo, água e ar Com o tema “Veio de lá, veio do Egito”, escola impressionou com grandes carros no desfile do ano passado. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (14/2/2018)

Produtor de eventos e músico profissional, Marcelo Mello afirma que a Mocidade Independente de Sorocaba aguarda com tranquilidade a chegada dos desfiles, já que todas as fantasias estão prontas. “Em julho os croquis já estavam desenhados em agosto nós começamos a confecção”. Mello detalha que, como a escola não possui barracão, os trabalhos nos carros alegóricos se concentram nas últimas semanas. “Mas está tudo dentro tranquilo e dentro do cronograma”, diz.

 

Mello afirma que a tranquilidade às vésperas do desfile é fruto da organização e comprometimento de todos os membros desempenhada longo do ano todo. “O que difere a gente das escolas do Rio ou de São Paulo é que eles recebem para trabalhar e aqui não. Nós somos abnegados e fazemos por amor”, complementa, citando que como parte desse planejamento, e com intuito de buscar patrocínio da iniciativa privada, a agremiação lançará neste domingo o seu site oficial: www.mocidadeindependente.com.

Mocidade Independente de Sorocaba

Tema - “O poder e a força dos quatro elementos”

Samba-enredo - “O poder e a força dos quatro elementos no axé do orixás”

Compositores - Marcelo Mellodia e Marcelinho S/A

Intérpretes - Marcelinho S/A (voz e cavaquinho), Fabiana Mello, Manu Mello, Janaína Jesus, Marcy Santos, Marcelo Mellodia, Paulo Cesar Caju (violão 7 cordas) e Santiago (cavaquinho)

Número de integrantes - 320

Alas - 14

O Mais Cruzeiro apresenta, a partir de hoje, um perfil das nove escolas de samba, da cidade de Sorocaba, que participarão do desfile nos dias 4 e 5 de março: Estrela da Vila, Furiosa Real, Gaviões da Fiel, Império do Parque das Águas, Mocidade Independente de Sorocaba, Terceiro Centenário, Unidos do Cativeiro, Unidos do Habiteto, 28 de Setembro. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos